OpenAI nomeia Maria Clara Fleury como head de marketing para a Latam

Executiva assume estratégia regional com foco em fortalecer a presença do ChatGPT em mercados como o Brasil

A OpenAI anunciou a chegada de Maria Clara Fleury Osorio como head de marketing para a América Latina.

A executiva passa a liderar a estratégia da empresa na região, com o objetivo de ampliar a conexão da marca com os públicos locais e apoiar o crescimento do ChatGPT e das demais soluções da companhia em mercados estratégicos, como o Brasil.

Com experiência em marketing para empresas de tecnologia, Maria Clara construiu sua trajetória atuando na tradução de produtos complexos em propostas acessíveis para diferentes públicos.

Na nova função, será responsável por adaptar a estratégia de marketing da OpenAI à realidade cultural da América Latina, conectando o uso de ferramentas de IA ao cotidiano das pessoas por meio de comunicação, casos de uso e iniciativas alinhadas às especificidades da região.

Maria Clara Fleury Osorio | Imagem: divulgação

Antes de ingressar na OpenAI, trabalhou na Adobe e passou mais de uma década no Google, onde liderou campanhas e iniciativas voltadas à educação dos usuários sobre tecnologia, incluindo produtos de busca e soluções de inteligência artificial. A executiva também teve passagens por empresas como IFF, Avon e L’Oréal.

“Meu trabalho sempre esteve ligado a ajudar as pessoas a entenderem como a tecnologia pode fazer parte da sua rotina de forma simples e relevante. Na OpenAI, quero contribuir para traduzir o potencial do ChatGPT, uma marca e produto que já conquistou tantos brasileiros e usuários na América Latina, e expandir o uso dessa ferramenta de maneira criativa, acessível e conectada com a cultura local”, afirma Maria Clara.

O Brasil é apontado como um dos mercados prioritários da OpenAI na América Latina, com forte adoção do ChatGPT e mais de 50 milhões de usuários mensais. Segundo a empresa, a criação de uma liderança regional de marketing faz parte do movimento para consolidar sua atuação local e desenvolver estratégias alinhadas às dinâmicas culturais e criativas do país.