Opinião: Contratação de freelancer para o crescimento da marca
A internet possui soluções flexíveis e rentáveis para empresas e empresários. Hoje já é possível contratar profissionais independentes para realizar tarefas e projetos com profissionais autônomos qualificados por meio de sites de freelancers e crowdsourcing. Confira alguns pontos que demonstram que essas plataformas podem ser uma excelente escolha:
Fácil acesso a talentos de todo o mundo
Contratar um profissional de qualquer parte do mundo está – agora – ao alcance de todos. Antes, era bem difícil encontrar um desenvolvedor de aplicativo para a sua marca. Porém, com um freelancer, é possível arrumar desenvolvedores qualificados e contratá-los por hora ou “job”, mesmo que eles estejam do outro lado do mundo. Assim, fica mais fácil e rápido dar andamento aos seus projetos.
Opções flexíveis que permitem que você salve seu negócio
Contratar freelancers dá flexibilidade ao seu negócio para expandir ou reduzir a equipe quando necessário. Não é preciso contratar alguém para trabalhar em tempo integral, o que lhe permite cortar despesas da contratação tradicional. Você pode precisar de alguém para escrever artigos, por três meses, para conteúdos de seu site e depois da conclusão destes projetos, avaliar se ainda precisa de um redator. Sempre que você precisar, pode, simplesmente, entrar em contato com seu freelancer para escrever seus conteúdos.
Você pode também ter algumas restrições no orçamento para comercialização da marca, um problema muito comum nas empresas. Quando optamos por um freelancer, podemos encontrar uma gama ampla de preços e talentos por causa das diferenças no poder de compra de um dólar no mundo inteiro. Isso pode ajudar a economizar ou permite que você invista em outra ação.
Você pode se concentrar na essência do negócio
É comum entre os empresários querer abraçar o mundo quando se trata de seu negócio. Mas não caia em armadilhas de se distrair com contabilidade, marketing, parcerias, novo site ou outros pontos que não fazem parte da essência da sua empresa. Delegar essas áreas para um profissional independente faz com que você tenha mais tempo para analisar outros aspectos importantes do empreendimento.
Dito isso, aqui estão mais cinco dicas para contratar e trabalhar com freelancers online:
1. Faça uma descrição breve e objetiva. Ser claro sobre suas necessidades e expectativas permite que o freelancer avalie se é ou não capaz de realizar esse projeto, o tempo que demora para fazê-lo e o quanto irá cobrar. Ele precisa entender as suas necessidades para entregar um trabalho que atenda às suas expectativas.
2. Os freelancers têm em suas páginas avaliações e opiniões de empregadores. Verifique as avaliações que mais se encaixam no perfil que procura e conheça melhor o seu freelancer antes de começarem a trabalhar juntos.
3. Mantenha uma comunicação com os freelancers. Essa é a chave para uma colaboração bem sucedida. Aproveite o tempo para enviar ideias para os projetos, atualizá-los das ações ou checar se possuem dúvidas e sugestões. Alguns sites possuem a função de chats para facilitar a comunicação.
4. Use um sistema de pagamento para proteger transações monetárias e certifique-se de liberar seu pagamento quando o projeto for concluído.
5. Hospedar um concurso e crowdsource pode ser uma boa ideia se você não tem certeza sobre o que está procurando. Por exemplo, você precisa renovar o seu negócio com novo logo, mas ainda não sabe como seria melhor representar a sua marca. Publicar um concurso por US$200 lhe trará muitas ideias para decidir a que melhor se encaixa.
* Diretor Internacional de Freelancer.com