Opinião: Orgulho de ser publicitário

Falo de boca cheia: tenho muito orgulho de ser publicitário. Não só orgulho, sou apaixonado pela minha profissão. E fico pensando: se todos os setores da atividade econômica do nosso país estivessem entre os cinco melhores do mundo, como o nosso, o Brasil seria a Alemanha.

A propaganda brasileira faz nosso país ser reconhecido com louvor mundo afora desde os anos 70 e tem cadeira cativa nas principais premiações do planeta.

Isso sem falar dos grandes nomes que fazem da nossa indústria referência do mundo.

Sou da mesma profissão de Nizan Guanaes. Que honra, que privilégio!

Tenho como colegas de atividade nomes como Marcello Serpa, Roberto Duailibi, Washington Olivetto, Luiz Lara, Fabio Fernandes, Roberto Justus e Paulo Giovanni. Definitivamente, não é pouca coisa. E o que dizer dessa nova geração formada por talentos de tirar o chapéu: Marcinho Oliveira, Sergio Gordilho, Fernando Musa, Marcelo Passos, Luiz Fernando Vieira, Marcos Quintela, PJ Pereira e tantos outros, que fazem com que o nosso setor continue no topo aqui e lá fora?

Por isso, fico perplexo quando o valor da nossa atividade é questionado. Simplesmente não aceito e repudio quando nos querem rotular de simples fornecedores. Não somos.

Às vezes, temos que encarar as mesas de compras em situações que me deixam revoltado, parece que vendemos commodities.

O alento vem daqueles clientes que valorizam e respeitam o trabalho das boas agências. Por sinal, são eles quem mais colhem os frutos.

Quanto vale uma campanha de sucesso? Quanto vale um case que reposicionou uma marca?

Um carro de 10 mil reais nunca vai proporcionar ao motorista a mesma satisfação e segurança de um carro de 100 mil reais.

Com as agências também funciona assim. E, graças a Deus, temos “ótimos carros” e clientes que valorizam e estão dispostos a pagar por esse diferencial.

Viva a boa propaganda. Viva os bons clientes. São eles que fazem com que a propaganda brasileira continue viva. Surpreendente. Dinâmica.

Porque, ao fazerem isso, sabem que estão turbinando o seu próprio negócio.

Da minha parte, e de todos os bons publicitários que brotam neste país, o que eles podem esperar é que vamos continuar trabalhando duro para que a nossa profissão seja tão valorizada quanto merece ser. Continuaremos fazendo com que o setor cresça cada vez mais e se mantenha no topo.

E claro, vamos continuar trabalhando, e muito, para que nossa profissão nos encha, cada vez mais, de orgulho.

Tenho orgulho de ser publicitário.

*Cofundador e copresidente da Africa