Opinião: uma pesquisa sobre o universo dos cupons de desconto

Os cupons de desconto, tradicionais no varejo online e offline internacional, estão virando tendência entre os consumidores do e-commerce brasileiro. De acordo com o Google, as buscas por termos relacionados ao assunto no Brasil cresceram 49% apenas no ano de 2014.

Em recente levantamento que realizamos com a Cupons Mágicos, vimos que o gasto médio de quem usa um cupom é 56% maior em relação aos que não usam, o que mostra que quem utiliza esse desconto tem um poder de compra muito maior. Além disso, 57% das pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram que não teriam realizado a compra se não tivessem tido acesso ao cupom.

A partir desses dados, é possível enxergar o potencial que o mercado dos cupons de descontos tem no país e que este pode ser um bom caminho para atrair clientes. E para se destacar nesse negócio tão promissor, alguns pontos são importantes:

1) Afilie-se a uma boa empresa de marketing de performance: existem muitos anunciantes falsos na web, por isso, ao ser afiliado, você tem a garantia de que o cupom que você irá oferecer aos seus consumidores será verdadeiro e o desconto será real. Também é importante reforçar que, ao se afiliar, você terá certeza de que será remunerado por todas as vendas que ajudar a realizar, pois as agências têm tecnologias de trackeamento de links bastante precisas.

2) Pense em datas comemorativas como oportunidades de negócios: Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal são ótimas ocasiões para conseguir novos clientes, pois a procura por presentes aumenta. Invista nessas festividades para crescer o seu negócio.

3) Procure anunciantes dos mais variados setores: de nada adianta você ter apenas cupons de lojas esportivas, por exemplo. Abrir o leque de opções e setores do varejo faz com que você tenha clientes das mais variadas áreas de interesse, que irão retornar ao seu site toda vez que estiverem procurando por algo na internet.

4) Tenha em mente que o design e a usabilidade do site são importantes para chamar a atenção do público: atualmente, por conta da grande variedade de cupons, ser atrativo acaba fazendo toda a diferença na hora de se destacar no mercado. Além disso, deixe bem claras as regras para a compra, pois isso evitará problemas futuros com seus consumidores.

*Javier Gomez é diretor geral de publishers da zanox, agência de afiliação com foco em marketing de performance