20 anos da Rede Vanguarda, e, a palestra do Boni

“Madia, vamos completar 21 anos e queria oferecer uma palestra sua à comunidade do marketing de São José e região, pode ser?” Assim, na quarta-feira, 21 de agosto, tive o privilégio e a honra de palestrar para a comunidade empresarial de São José e região, e aos profissionais da Vanguarda, atendendo o convite dele – Boni – o brasileiro que mudou, reeditando, a história do Brasil. Com competência, sensibilidade, acurácia e técnicas de ourivesaria, o que nós, brasileiros, hoje somos. “Madia, preciso que você conte onde estamos e para onde vamos, nós, nossas empresas, o mercado, e o que precisamos saber e fazer para nos preservarmos vivos e saudáveis, pode ser?”

Os presentes receberam o livro dele, ‘O Lado B de Boni’ – já e pela segunda semana dentre os 10 mais vendidos do Brasil – e um pequeno livro meu, ‘Madia marketing & branding plan guide’ – com todo o conhecimento, lições e metodologia essenciais para as empresas enfrentarem e sobreviverem ao tsunami tecnológico que deu fim ao mundo em que nascemos, e começa a esboçar um novo, desafiador e admirável mundo.

A maior dificuldade, eu disse aos presentes, é que não estamos nem acostumados e muito menos preparados para enfrentar uma crise estrutural dessa dimensão. Precisávamos, como nos ensinou Peter Drucker, saber “refratar como prismas”, e não “refletir como espelhos”, e que é o que a vida nos ensinou diante de infinitas crises conjunturais que enfrentamos e superamos. Quando refletimos como espelhos, planejamos com os olhos grudados no retrovisor, e projetamos o passado em direção ao futuro. Quando refratamos como prismas, ignoramos o passado, só olhamos através do para-brisas, e construímos um novo e redentor caminho. Essa palestra a partir de agora está à disposição de todas as empresas, e se chama, ‘A palestra do Boni’, com um aposto de Peter Drucker, ‘A melhor forma de planejar o futuro é criá-lo’. ‘A palestra do Boni’, ele, a referência do marketing e do branding do país dos últimos 50 anos.

Em 1971, fui contratado para reposicionar o Itaú América Federal de Crédito, pelo dr. Olavo Setúbal, que queria adotar o marketing naquele banco de 300 agências para um dia alcançar a liderança. Fizemos o primeiro planejamento estratégico em 30 dias, e começamos a execução no dia 1º de setembro de 1971. Mudamos a comunicação interna, contratamos a DPZ, colocamos no ar uma primeira campanha mega-agressiva – ‘Ajude o Itaú a ser o primeiro, um dia poderá ajudar você’, mudamos a ótica dos computadores que deixaram de ser máquinas de fazer economia de mão de obra e passaram a produzir informações de qualidade, realizamos a primeira convenção de gerentes no Cine Regina, na Avenida São João, e faltava um grande encerramento. Que, finalmente, fizesse da equipe do Itaú, embora cada um viesse de um banco diferente, uma equipe única, motivada, vencedora e mais que comprometida. E para isso contei com o Boni. Que nos possibilitou – pela primeira e única vez, a uma organização – o Itaú – ser parceiro da Globo em sua primeira e ainda atual mensagem de Natal, ‘Hoje é um novo dia...’, composição legendária dos irmãos Valle e do Nelson Mota. Os 300 gerentes do Itaú tiveram o melhor Natal da vida deles, eram parabenizados pelos clientes e invejados pela concorrência, começando a nascer ali o novo líder de mercado, três décadas depois... Finalmente, todos, sentiam-se no mesmo barco!

Em 1981 contei, uma vez mais, com o talento, apreço e amizade do Boni, num momento em que ainda não existia a Apoio e o merchandising não era vendido, resolver um desafio descomunal de um de nossos clientes. A rejeição que as famílias da cidade de São Paulo passaram a ter sobre seu mais novo e fascinante shopping center, o Eldorado, uma pirâmide na marginal, caótica internamente, e onde as pessoas tinham dificuldade para entrar, e maior de encontrar a saída. Pela primeira vez uma novela inteira teve como cenário principal um shopping center, ‘Guerra dos Sexos’, que quebrou todas as resistências e preconceitos da família paulistana em relação ao Eldorado e, até hoje, na medida em que a novela foi exibida em dezenas de países, estrangeiros vem conhecer o ‘Shopping da Novela’... Assim, impossível não aceitar o convite do mestre.

E, neste artigo, reverenciar aquele que seguiu ao pé da letra o ensinamento de Drucker, construindo um legado monumental que um dia, bem distante, deixará para todos nós. “A melhor forma de planejar um Novo Brasil é criá-lo”. E é o que fez e seguirá fazendo em toda a sua legendária trajetória profissional e empresarial. Ele, o Boni. Valeu, amigo. Sou seu fã.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br