6 dicas para engajar o posicionamento de marketing e anúncios

Uma pesquisa recente da RD Station mostra que 36% das empresas ainda não possuem metas de marketing bem definidas e 75% não conseguiram atingir suas metas no ano passado.  O marketing é essencial para conectar uma marca ao seu público-alvo e 49% dos 1.800 profissionais desta área entrevistados na pesquisa alegam ter recebido mais investimentos para o setor de marketing neste ano, o que aumenta a confiança de desenvolvimento no futuro.

Com o cenário cada vez mais competitivo e saturado de informações, o posicionamento ideal de uma marca em 2025 vai além de uma estratégia de marketing bem elaborada, pois exige autenticidade, propósito e conexão emocional. Para uma empresa se destacar é necessário criar experiências significativas e personalizadas para os consumidores, ao mesmo tempo em que demonstram um compromisso genuíno com valores sociais e ambientais.

Investir em marketing estratégico e na construção de uma identidade de marca relevante deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade vital para crescer e prosperar no mercado atual. Por isso, as tendências sinalizam o início de uma nova era para as marcas, que tendem a se tornar mais humanas, mais conectadas e mais criativas. O caminho para o sucesso estará em ouvir ativamente, inovando e cocriando com o público, construindo relações autênticas e impactantes. De olho neste cenário, separei seis dicas para que sua empresa possa olhar com segurança e direcionamento para o setor de marketing. Confira:

Medir a comunidade
A medição de comunidade será crucial. Não se trata mais da figura de grandes influenciadores com milhões de seguidores, pois eles perderam a capacidade de gerar autenticidade real. O foco se deslocará para microcomunidades e para criadores com impacto genuíno, que possuem uma voz autêntica e forte dentro de nichos altamente engajados. São esses influenciadores que moldam comportamentos e convertem métricas em resultados tangíveis para as marcas. Em 2025, a compreensão das conexões reais e das relações de confiança será mais relevante do que simplesmente medir o alcance.

A criatividade como protagonista
Felizmente, estamos deixando para trás a era “bege”, que tentava agradar a todos sem personalidade. O futuro exige ousadia, autenticidade e, acima de tudo, originalidade. A inteligência artificial generativa vai automatizar tarefas básicas, mas será a criatividade humana, com insights inovadores e empatia, que vai se destacar. Marcas que se arriscarem e abraçarem narrativas fora do comum vão conquistar a atenção do público em um mundo saturado de conteúdo.

Storytelling
O storytelling fará um retorno triunfal, mas com um novo diferencial: autenticidade e imersão. Precisamos de histórias reais, que conectem experiências vividas com as emoções do público. No fundo, marketing é sobre fazer as pessoas acreditarem que precisam de algo, que nem sabiam que queriam. Em 2025, isso se traduzirá em narrativas mais envolventes e imersivas, impulsionadas por tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). As histórias não serão mais apenas ouvidas ou lidas, elas serão experimentadas.

Clientes como cocriadores
Já estamos começando a ver isso no universo dos influenciadores, mas, em 2025, a colaboração será levada a um novo nível. Marcas vão abrir espaço para a personalização em massa, convidando os clientes a contribuir com ideias, designs e até campanhas. O sucesso virá de ouvir a voz do cliente a partir do próprio olhar, agregando significado e autenticidade às suas comunidades.

Deixe para trás a campanha “tamanho único”
A abordagem “tamanho único” será totalmente superada. Identificar o público não será mais uma questão de demografia ou métricas tradicionais. Em 2025, será fundamental entender valores, crenças e comportamentos. A segmentação baseada em dados mais profundos permitirá contar histórias distintas em canais diferentes, respeitando os formatos e as linguagens de cada plataforma. Além disso, estratégias omnichannel mais integradas proporcionarão experiências consistentes e personalizadas, garantindo que a mensagem certa chegue à pessoa certa, no momento certo.

É necessário se posicionar sobre causas reais
As novas gerações estão cada vez mais críticas e exigem que as empresas se posicionem de forma clara sobre causas reais, como mudanças climáticas, inclusão e impacto social. Em 2025, empresas que não tiverem ações genuínas para contribuir com um mundo melhor perderão relevância. Propósito e lucro vão caminhar lado a lado, e os consumidores apoiarão marcas que, além de oferecer produtos de qualidade, compartilhem valores alinhados aos seus.

Rafael Michelucci é CEO do Grupo Unik