A atenção do consumidor é phygital

Um dos gurus do marketing contemporâneo, Gary Vaynerchuk, CEO e fundador do VaynerMedia, fez uma palestra na 70ª edição do Festival Cannes Lions, com um título provocador: "Tudo está diferente. Mas nada mudou". A frase faz refletir sobre como o marketing tem se relacionado com as transformações impulsionadas pelas novas tecnologias e como as ferramentas têm sido usadas para aprimorar as formas de conquistar o ativo mais valioso para as empresas: a atenção.

Em um tempo de hiperconectividade e super oferta de conteúdos nos mais variados canais, atrair e reter a atenção das pessoas é a questão mais desafiadora e importante para o marketing. Na era da informação descentralizada e disponível no online e offline, a atenção do consumidor é phygital. Phygital é o termo utilizado para se referir à união das palavras físico (physical, em inglês) e digital. Trata-se do termo que junta os universos online e offline.

No marketing, quando pensamos em estratégias phygital, que levam até as pessoas o contato integral com a marca, através do online e offline, elevamos o nível da experiência. Oferecer uma experiência phygital é entender que a atenção das pessoas é phygital. Na era digital em que vivemos, uma marca não pode focar todo seu trabalho de marketing em apenas uma plataforma ou formato.

Não faz mais sentido dividir a estratégia de marketing e publicidade em online e offline. O mundo digital convergiu com o tradicional e a jornada da publicidade  mudou. O consumidor continua sendo consumidor, só que agora ele recebe informação por mais formatos de mídia e em diversos canais.

O consumidor pode ser impactado pelo celular através de redes sociais, no Google, dentro do Spotify, em um aplicativo. Já no modelo tradicional, ele pode ser impactado na TV e na rádio, por exemplo. Ele pode estar na rua e se deparar com um outdoor, ao mesmo tempo em que usa o celular e vê um anúncio nas redes sociais. Neste sentido, não existe barreira entre o físico e o digital. Portanto, se a atenção é phygital, ou seja, está no mundo físico e no online, o marketing também deve ser phygital.

O phygital marketing é uma evolução natural do marketing, a partir das novas tecnologias e ferramentas. Como disse Gary Vaynerchuk, tudo mudou, mas nada está diferente, apenas evoluiu. As decisões podem ser tomadas com eficiência, a partir do uso de dados. Com Big Data e Inteligência Artificial é possível trabalhar com mais rapidez e assertividade para  campanhas inovadoras que conquistem o ativo mais valioso: a atenção phygital.

Sérgio Lima é publicitário, empresário e fundador da Hakam Comunicação