A comunicação como aliada do meio ambiente
Ainda esse mês, através de uma campanha inédita do "Menos É Mais", a Globo vai dar voz a um tema urgente: a sobrecarga climática. Em apenas oito meses, nós, brasileiros, consumimos o que a natureza levaria um ano para repor, segundo dados internacionais. Claramente, esta conta não fecha. Todo ano a chamada Sobrecarga da Terra chega com mais antecedência. A natureza não consegue se regenerar a tempo para cobrir a conta do cheque sem fundo que a humanidade insiste em gastar. Estamos em débito com o planeta.
É cada vez mais urgente jogar luz sobre o assunto, fomentar conversas, contribuir com discussões em busca de alternativas e soluções. É a partir do debate que a mobilização acontece. É por meio de alianças que conseguimos promover mudanças por um futuro melhor. Precisamos mobilizar para transformar.
Segundo dados da pesquisa Inside Video, da Kantar, 88% das pessoas consomem conteúdo em vídeo todas as semanas, seja na televisão ou no celular. A Globo, como empresa de mídia, entende que tem um papel importante como agente de mudança. O compromisso com o meio ambiente e com o futuro do Brasil faz parte da história da empresa, há mais de 50 anos. E foi reforçado com o lançamento da nossa Agenda ESG, que tem como um de seus compromissos valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta. Somos uma empresa carbono zero desde 2019 e anunciamos metas arrojadas como ser uma empresa Aterro Zero e ter uma matriz energética 100% renovável até 2030.
Temos consciência da nossa responsabilidade de ampliar o debate ambiental a partir das histórias que distribuímos em múltiplas telas. Em um ano, dedicamos quase 50 mil minutos a reportagens que abordam questões relativas ao meio ambiente – o que equivale a mais de um mês inteiro falando sobre o tema. Estamos no ar com a série "Aruanas" na TV Globo, acabamos de lançar o documentário original "Vale dos Isolados" no Globoplay e temos uma programas especiais sendo exibidos em vários canais Globo na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Somos signatários do Movimento Net Zero do Pacto Global e acabamos de anunciar nossa adesão ao CEBDS, associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil.
Através de parcerias ou do nosso conteúdo, queremos contribuir para a mobilização da sociedade e fazer parte dessa transformação, para que, quem sabe, nós consigamos reverter essa conta e tornar a vida das próximas gerações mais sustentável. É um caminho longo, mas temos a certeza de que, percorrido juntos, fica mais leve e ganha mais força. Por isso, fica aqui o convite para pensarmos, construímos e transformarmos, sempre juntos.
Manuel Falcão é diretor de marca e comunicação da Globo