A inteligência por trás da magia na gestão de talentos

Qual o segredo do sucesso de pessoas públicas como artistas, influenciadores, atletas? Será que a fama, a glória e o poder são frutos do acaso, da sorte? Será que a projeção da carreira se dá apenas pelo brilho individual? Ou será que depende de um entorno que provoca e promove sua imagem? Quem são as pessoas que alavancam a carreira de artistas? E como fazem, quais são as estratégias? Como ganham dinheiro? Como funciona a relação artista-empresário? E por que a figura de um agente ou empresário ainda é tão necessária em tempos de “faça você mesmo” das redes sociais?

Em países como Estados Unidos, o agente ou “talent agent” atua como um intermediário entre talentos e os contratantes, sendo uma profissão regulamentada na indústria do entretenimento. Já no Brasil, a profissão carece de uma regulação mais uniforme e precisa, mas conta com a experiência e expertise de centenas de profissionais que, desde a época de ouro do rádio (estamos falando de quase um século atrás) vem promovendo a carreira de estrelas da música, das artes cênicas e de outras áreas que vão muito além do entretenimento, como é o caso dos esportes e da literatura.

Agentes e empresários brasileiros vem construindo e promovendo carreiras, ao longo das últimas décadas, com base na própria vivência e na escola da vida diária do mundo dos negócios. Sem dúvida, um legado fundamental. Mas quais são os elementos-chave para fazer uma gestão estratégica, robusta e consistente de talentos artísticos e pessoas públicas?

Para analisar esse segmento tão pulsante e encantador, a HSM University, em parceria com a start-up Imagem Academy, estão promovendo a primeira pós-graduação em Gestão e Administração de Talentos do mundo. Idealizada pelo jornalista Luciellio Guimaraes, que conta com mais de 20 anos de experiência no mundo das celebridades seja como empresário, seja como assessor de imprensa (incluindo marcas e instituições), o curso vai reunir elementos nunca antes condensados para os interessados em ingressar na área de empresariamento artístico. É recomendado para aqueles que desejam entrar neste segmento ou os que já estão e querem reciclar seus conhecimentos.

E o que esperar dessa pós-graduação? Para começar, um olhar crítico sobre os atuais dilemas da contemporaneidade com aulas que vão analisar temas como cancelamento, reputação, comunicação e relacionamento. Aulas e entrevistas exclusivas sobre elementos caros do universo da imagem com experts da área como Fernando Torquatto, Manu Carvalho, Annamaria Dias e Gloria Kalil, entre outros, vão dar um toque de beleza e sofisticação para uma visão mais estratégica, humana e menos estereotipada sobre as questões de imagem. Nesta pós-graduação, sou responsável pela curadoria geral e ainda ministro aulas sobre comunicação, relacionamento estratégico e história.

Em um mercado extremamente competitivo, um profissional desta área precisa ir muito das questões externas relacionadas à imagem. É preciso também aprofundar o conhecimento sobre estratégias de negócio. Neste curso, são oferecidas aulas com um olhar 360º em empreendedorismo: marketing, finanças, direito, liderança empresarial, além de um panorama sobre mercados de atuação, as principais oportunidades do momento e apontamento de tendências, incluindo desafios do agenciamento artístico.

Os projetos educacionais voltados para o mercado de trabalho hoje em dia precisam lidar com temas inovadores e plurais ao mesmo tempo que devem beber nas fontes teóricas da ciência. Por isso questões sobre psicologia, imagem, neurociência aplicada aos negócios, história do agenciamento, gestão financeira, branding, design de projetos, licenciamento, infoprodutos, eventos, direito audiovisual, entre muitos outros, compõem uma visão sistêmica profunda e estratégica neste setor e estão presentes nesta proposta.

Mais do que absorver ou reciclar novos conhecimentos para a gerir a carreira de pessoas públicas, o desafio aqui é de trazer o brilho para quem está por trás dos bastidores: aquele que faz a carreira dos outros acontecer. Seja um agente, empresário, um relações públicas, um assessor de imprensa. Só quem está por trás das cortinas sabe, de verdade, onde o calo aperta.

Adriana Costa Koch é sócia-fundadora da Imagem Academy e uma das professoras da pós-graduação em Gestão e Administração de Talentos da HSM University