ABA, 65 anos de conexões e transformações
Este é um ano muito especial para a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que celebra os seus 65 anos e para mim, que completo em 2024, dez anos como CEO da entidade, e 40 de trabalho em marketing.
A jornada de 65 anos da ABA é marcada por inovação, liderança e compromisso com a transformação do mercado publicitário brasileiro.
Ao longo dessas seis décadas e meia, a ABA emergiu como uma força vital, reunindo 1.400 marcas associadas e consolidando-se como a única entidade brasileira que conecta anunciantes nacionais e globais em uma missão comum: moldar um futuro mais ético, transparente e responsável para o marketing, gerando impacto positivo em toda a sociedade.
Lideramos uma agenda positiva, clara e impactante, que mobiliza e engaja, enraizada pelo protagonismo colaborativo, visando a promover a excelência e as melhores práticas em marketing e comunicação e estimular o diálogo necessário para o avanço do nosso mercado.
Defendemos a liberdade de expressão, o marketing responsável e a autorregulamentação da publicidade como um caminho ágil e eficaz, garantindo padrões éticos que beneficiam não apenas os anunciantes, mas todo o mercado e a sociedade.
Para cumprir este papel, somos cofundadores do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); mantenedores do Cenp (Fórum da Autorregulamentação do Mercado Publicitário); e filiados à WFA (World Federation of Advertisers), a qual eu integro há dez anos seu executive committee, consolidando nossa presença em uma comunidade global que representa quase 1 trilhão de dólares anuais em investimentos em comunicações de marketing.
Nesses 65 anos, a ABA se tornou epicentro para os profissionais de marketing, proporcionando um ambiente de conexão que transcende fronteiras.
Acreditamos na construção coletiva para antecipar soluções para os dilemas de um mundo em constante transformação.
E é na ABA que esses profissionais se encontram para liderar o desenvolvimento do mundo dos negócios, criando marcas relevantes, responsáveis, engajadoras e autênticas.
Mais de 80 líderes de 1.400 marcas integram nosso conselho, diretoria, comitês e GTs, unindo forças para abordar questões cruciais, como responsabilidade e reputação para um futuro sustentável, liderança e articulação de uma agenda de transparência nas relações entre marcas e agentes do mercado, antecipação das disrupções do mercado, conexão e evolução dos profissionais de marketing.
E sempre nos antecipando às tendências, adicionamos aos nossos pilares estratégicos, já regidos por mar- keting & comunicação e mídia; temas de extrema relevância da atualidade: IA, LGPD, brand safety, dados e ESG.
Nosso slogan “O futuro passa por aqui” indica um futuro de possibilidades e prosperidade, que não se alcança sozinho.
Por isso, agradecemos ao conselho superior, à diretoria nacional, às lideranças dos comitês e do GTs da ABA, à WFA, às entidades parceiras, aos nossos parceiros estratégicos, de mídia, apoiadores e patrocinadores, que estiveram ao nosso lado ao longo destes anos, nos ajudando a colocar em prática nossas iniciativas e projetos e a mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
Celebramos esses 65 anos de protagonismo, relevância e credibilidade da ABA, reafirmando nosso compromisso com uma liderança transformadora e acreditando que, quando caminhamos juntos, as ideias se movem, impulsionam os negócios e transformam a sociedade e tudo que há em volta.
Que continuemos essa caminhada juntos, impulsionando o marketing e transformando esse futuro.
Sandra Martinelli é CEO da ABA e membro do executive committee da WFA
sandramartinelli@aba.com.br