ABA: 65 anos de reputação e relevância
Ser uma entidade atuante há seis décadas é acompanhar inúmeras mudanças em nossa sociedade, nas relações de trabalho, no consumo, na economia, na política.
Mas ser relevante é se transformar junto com essas mudanças, é evoluir. E é isso que a ABA vem fazendo, sendo a única entidade no Brasil que representa e conecta anunciantes nacionais e globais.
A ABA se tornou um ponto de conexão para mais de 1.400 marcas associadas, parceiros, entidades e players do mercado que acreditam em seu propósito, de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”.
Que acreditam no poder do protagonismo colaborativo, em usar o marketing como força propulsora para as mudanças que queremos no mundo.
Em minha terceira gestão como presidente da ABA, vejo um propósito genuíno sendo colocado em prática diariamente, de forma pioneira, para apoiar os anunciantes, numa árdua jornada de antecipar tendências, discutir soluções e compartilhar as melhores práticas globais do marketing em eventos, guias, livros, reuniões, webinares, campanhas e ações que engajam todo o mercado.
O reflexo e o reconhecimento podem ser mensurados por quatro “WFA President Awards - Recognising excellence in industry leadership”, recebidos nos últimos cinco anos.
Alinhada com a WFA - World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e à qual a ABA é afiliada e membro do seu executive committee, a entidade trouxe para o Brasil, em suas iniciativas, os principais temas que pautam as estratégias das marcas hoje: IA, dados, LGPD e ESG.
Mas, apesar de as novas tecnologias proporcionarem oportunidades para as marcas se conectarem com os consumidores de forma mais criativa, inovadora e assertiva, isso não basta se a publicidade for apenas transacional. Os consumidores querem autenticidade, propósitos claros e um marketing que traga impacto positivo para a sociedade e o planeta.
Assim, para apoiar o mercado, a ABA lançou publicações de extrema relevância, como o ‘Manual ABA para adequação à LGPD’, o ‘Guia ABA de combate ao etarismo’, o ‘Guia global sobre claims de sustentabilidade em marketing e comunicação’, o ‘Guia ABA sobre impactos da inteligência artificial generativa na publicidade’, além dos livros, ‘Reputação – Os consumidores compram reputação e não produtos’ e ‘Reflexões - Diversidade & inclusão’, com o objetivo de munir os profissionais de marketing com informações e boas práticas para aplicação no dia a dia.
Esse arsenal de informações tem a missão de transformar marcas para que elas transformem pessoas; de promover a cultura da diversidade, equidade & inclusão, rompendo estereótipos, promovendo mais representatividade e o respeito às diferenças, com engajamento em ações de sustentabilidade e promoção da ética e responsabilidade.
Esses são os caminhos para crescer e se tornar relevante junto aos seus consumidores.
São 65 anos de muito trabalho, de busca por parcerias e fomento de encontros, eventos, reuniões, debates e reflexões que construíram o arcabouço do conteúdo gerado pela ABA e suas associadas, que não cabe em um artigo ou discurso, mas que está documentado em entregas palpáveis com resultados refletidos na publicidade que vemos hoje.
Nossa caminhada em direção ao futuro só faz sentido porque temos líderes e marcas na ABA que acreditam nesse futuro mais justo, ético, representativo e responsável para o marketing e a comunicação, que estão ao nosso lado nessa jornada.
Nelcina Tropardi é presidente da ABA e diretora-geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa
presidencia@aba.com.br