Além da linha de chegada
Um velocista não surge do nada. Precisa se preparar, vencer a dor e o cansaço, apelar para a resiliência e ter muito fôlego. Não é muito diferente no mundo dos negócios, incluindo a propaganda, modalidade que exige treinamento e perspicácia para ir longe e cada vez mais rápido. Assim são as agências chamadas sprint.
Ao som do tiro de largada, elas correm para criar, produzir, executar e entregar soluções rápidas em tempo real. Projetos tailor made podem levar à conquista da parte polpuda de negócios depois. A quebra de recordes é só o começo.
São trabalhos com duração máxima de quatro semanas. Após a conclusão, vem uma nova fase, que definirá os requisitos para as próximas ações em linha com as características do produto trabalhado.
Metas objetivas facilitam a gestão dos processos, aumentando a produtividade. O modelo que surgiu entre designers e arquitetos ganha adesão na publicidade. As agências Greenz, We, WT.AG, Ampfy, VML, WMcCann, Mestiça e BC&P já adotam o formato para otimizar esforços.
Existem duas formas de se operar. A mais convencional é quando o cliente tem uma estrutura de profissionais exclusiva. Na outra, a agência trabalha pontualmente para um projeto dentro do cliente, por job, sem necessariamente exigir um contrato fixo.
Estrutura tecnológica, ferramentas de gestão, processos bem organizados e uma equipe dedicada, com profissionais dispostos a se adaptar rapidamente e trabalhar juntos, são requisitos básicos das agências sprint, prontas para acelerar o desenvolvimento de insights e despejar novidades em um mercado que muda o tempo todo.
Com prazos menores e cada vez mais canais e negócios, incorporar o modelo sprint nos processos pode ser o trunfo certeiro na reta final. Mas é preciso ser rápido com propósito e governança.
Disciplina e agilidade para corrigir rotas é tão vital quanto ajustar a velocidade aos objetivos dos clientes e à qualidade dos resultados. Avaliar se a metodologia é adequada ao caso é primordial. Ideia e resolução correm juntos.
Também o anunciante deve acompanhar o ritmo das passadas para que a agência seja realmente ágil e utilize o conceito. Comprometimento, colaboração e envolvimento intensos projetam efetividade de fato.
A pista expõe perigos. No design sprint, a velocidade não pode reduzir o espírito crítico dos participantes. Ignorar questões complexas e o tempo de maturação de soluções é o mesmo que queimar a largada. E incentivar aprovações determinadas pelo prazo e não pela relevância pode custar o pódio.
A disparada exige estratégia. Para além da linha de chegada, deve-se valorizar a capacidade coletiva das agências em resolver problemas de comunicação e marketing num ambiente muito mais complexo.
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Em uma das concorrências mais aguardadas do mercado, o Bradesco escolheu a AlmapBBDO e o grupo Dreamers como as suas novas agências de publicidade. O processo foi aberto em julho, como antecipou o propmark. AlmapBBDO e Dreamers.gr vão responder pela comunicação de negócios e institucional do banco, respectivamente. As agências One Bra, área da Leo Burnett com expertise digital, e Altermark, responsável pelo OOH, seguem trabalhando com o banco, antes atendido pela Aldeiah.
Frase: “Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado” (James Baldwin)
Armando Ferrentini é publisher do propmark