Criada para dar voz e fomentar o meio publicitário na cidade e região, a APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) chegou, no dia 13 de agosto de 2019, aos seus 35 anos de atividade.

              Neste período, a associação ganhou prestígio nacional, modernizou-se, qualificou profissionais do marketing e da publicidade e fortaleceu o mercado na mais nova Região Metropolitana do Estado de São Paulo – 34 municípios, mais de 1,7 milhão de habitantes em 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e responsável por 2,95% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista em 2016.

              Nossa atividade ao longo destes 35 anos tem sido plural, diversa e ampla. Investimos e acreditamos no potencial do interior paulista, considerado o maior mercado consumidor do país, conforme levantamento feito pela IPC Marketing, consultoria que estuda o potencial de consumo de todo o Brasil, que aponta que o interior representa 53,4% do consumo do Estado, ante 46,6% da capital e região metropolitana.

Créditos: Wout Vanacker/Unsplash

              A APP Ribeirão é uma conquista para os profissionais do interior. No início, nossas ações se concentravam na região metropolitana de Ribeirão Preto, mas ganhamos reconhecimento e credibilidade e, hoje, agências de todo o país ( com exceção das capitais) se inscrevem em nossos festivais. São mais de 1.500 peças e 5.000 participantes/ano.

              Nossa parceria com o Festival El Ojo de Iberoamerica, da Argentina, lança trabalhos de talentos regionais mundo afora. A APP Ribeirão é incansável em sua missão de fazer da Publicidade e Propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade nacional.

              A associação criou e mantém cinco festivais do setor em atividade e, a cada ano, em franca expansão. O mais antigo é o FestVídeo (Festival de Vídeo Publicitário), nascido em 1990. O FestGraf (Festival de Publicidade de Mídia Impressa) é de 1992. O FestAudio (Festival de Áudio Publicitário) existiu de 1992 a 2002, ano em que se transformou em FestDigital (Festival On-line e Áudio Digital). E por último, mas não menos importante, o Fest´In (Festival Universitário de Propaganda do Interior), de 2002, exclusivamente focado na formação e na premiação dos estudantes de ensino superior da área.

               Ao longo de seus 35 anos, a APP Ribeirão marcou sua trajetória com grandes conquistas, como a aquisição de uma sede, inaugurada em 4 de novembro de 2007.

              A partir de 2019, a APP Ribeirão adotou o Ecard, a carteirinha digital para os associados, em substituição à impressa. Ela pode ser acessada via smartphone e tem, além de dados cadastrais que identificam a pessoa ou a empresa como membro da associação, informações sobre convênios, calendário de eventos e notícias.

              A APP Ribeirão tem orgulho de, nesses 35 anos, ter trabalhado de forma ativa e constante para promover o setor da Publicidade, Marketing e da Comunicação, uma indústria limpa e que contribui de maneira significativa para a economia nacional.

Toni Valente é presidente da APP Ribeirão Preto