A tela que você está vendo chama-se El Palácio. Reparou nas ruas desertas? Não há ninguém nas janelas também. O pintor é Edward Hopper e suas obras mostram a reação dos americanos a crise da bolsa de NY e, no caso desta tela de 1946, o medo do mundo em guerra. Você está comparando imagem com o que estamos vivendo hoje? Eu comparei.

Agora olhe de novo a pintura. Reparou? A publicidade está lá na forma de letreiros e de marcas. Sabe por quê? Porque é símbolo de civilização. Segundo os estudos que envolvem a obra de Hopper, a propaganda explicitada em suas telas traz a segurança de que tudo está em ordem. Perceba, então, a nossa responsabilidade: damos sentido ao mundo que nos cerca (fazendo rir, informando, fazendo pensar, oferecendo certezas, provocando) e ajudamos na transformação das pessoas.Imagem removida pelo remetente.

Acha que estou exagerando? Ontem li uma pesquisa divulgada pelo CENP – Conselho Executivo de Normas e Padrão. É superatual, trata da nossa relação com este momento de pandemia que vivemos. É um estudo feito pelo instituto Kantar em 30 países, abordando 25 mil pessoas. Sabe o que os entrevistados declararam? 78% dos consumidores acreditam que as marcas devem ajudá-los em suas vidas diárias.

Sabe a palavra propósito que a gente tanto usa? Então… está mais do que na hora de colocá-la em prática. Se você é de marketing ou de agência, mostre o que sua marca está fazendo para ajudar. Encontre a forma de contar isso de modo a tranquilizar as pessoas de que algo está sendo feito. Vá além! Você sabe muito bem o serviço ou produto que a sua marca vende. Sabe também, através do propósito, o que a marca “pensa e sente” quando está fazendo isso. Então, busque uma conexão que seja verdadeira entre sua marca e o consumidor. Se é alegria, como levar um pouco para dentro das casas das pessoas? Se é atividade física ou organização, carregue sua rede social com essas informações, e procure o maior alcance possível.

A forma com que você vai se expressar é tudo neste momento. A mesma pesquisa diz que 74% dos entrevistados acham que as empresas não devem “explorar” a situação. Mas reafirmam que as marcas anunciantes têm um importante papel de manter ativos os meios de comunicação que encontram nelas suas remunerações.

Vou repetir o título para você não esquecer. Assuma o seu papel: dê sentido ao mundo.

Faça sua marca se manifestar positivamente. Contribua com quem está em risco, com quem está na rua trabalhando e, também, com quem está em casa, fazendo sua parte, em quarentena, para ajudar a acabar com esta pandemia.

As marcas, costumo dizer, falam. Use o verbo proprietário para refletir as razões que a movem. Vamos assumir nossa responsabilidade e continuar a dar mais sentido ao mundo que nos cerca.

Por Rui Piranda, sócio-fundador da agência For All