Brasil no El Ojo 2025
Ser a Agência Independente do Ano no El Ojo de Iberoamérica 2025 significa muito para a Artplan e ratifica a essência da agência brasileira que nasceu independente há 58 anos e se mantém assim de lá para cá. Significa também comprovar que a sua veia criativa está mais viva do que nunca.
O case da agência, ‘Nigrum corpus’, desenvolvido para Idomed com imagens perfeitas da anatomia de corpos negros, que levou o Grand Ojo em Produção Gráfica, também ganhou o Grand Prix de Industry Craft no Cannes Lions 2025, entre outros prêmios.
Neste ano, a Artplan liderou o pelotão de agências brasileiras mais premiadas no El Ojo, do qual fazem parte ainda AlmapBBDO e Africa Creative, com troféus conquistados em Produção Audiovisual, Conteúdo, Produção de Áudio & Som, PR, Ativação e Esportes.
A BETC Havas completou o grupo de agências brasileiras com melhor desempenho no festival. Já o título de Melhor Agência do El Ojo 2025 ficou com a DDB Latina Puerto Rico, quebrando quase uma hegemonia da Africa, que já foi eleita seis vezes a Melhor Agência do El Ojo - 2017, 2019, 2020, 2021, 2023 e 2024.
Mais uma vez, o Brasil deixou sua marca registrada no festival que é considerado o mais relevante para a publicidade da América Latina.
O país conquistou 131 troféus nesta edição do El Ojo, um desempenho um pouco inferior ao do ano passado, quando trouxe para casa 150 prêmios, mas ainda assim uma performance muito significativa, que comprova mais uma vez o talento da criatividade verde e amarela. Com quatro Grand Ojos, o mercado manteve neste ano o mesmo número de GPs de 2024. No total, as agências nacionais ganharam 25 Ouros, 39 Pratas e 63 Bronzes.
As campanhas foram premiadas em várias categorias, como ‘Pedigree Caramelo’, da AlmapBBDO, ‘Atacama RE-commerce’, da Artplan, e ‘The Shakespeare BIC’, da VML. Em Produção de Áudio & Som, a Africa Creative ganhou o El Ojo com ‘Iradoh. 3 acts of brotherhood’, criado em parceria com Kondzilla e Sweet Filmes, para o artista Hodari.
Enquanto os profissionais das empresas vencedoras subiam para pegar os seus prêmios no palco do El Ojo em Buenos Aires, na Argentina, o mercado brasileiro recebia na mesma semana, em São Paulo, Simon Cook, CEO do Cannes Lions, que fez um tour pelas agências e participou de vários eventos.
Cook marcou presença em evento organizado pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. Na ocasião, sobre a crise da IA na edição de 2025 do festival - que cassou da DM9 o Grand Prix de Creative Data com ‘Efficient way to pay’ feito para Consul, por manipulação de imagens e conteúdo com inteligência artificial -, ele disse que a organização não vai tolerar algo assim em 2026.
O CEO do Lions avisou que o festival vai utilizar ferramentas para detectar e prevenir manipulações por inteligência artificial. Ele reforçou que “o problema (como usar IA com ética e transparência) é global, e não local”.
Melhores
Segunda-feira (17 de novembro) é o último dia para votar no Prêmio Melhores do propmark 2025. Quem não votou, dá tempo. A votação no site é aberta e gratuita: https://propmark.com.br/conheca-os-indicados-ao-premio-melhores-do-propmark-2025/.
Frase:“Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso” (do livro ‘O jeito Harvard de ser feliz’, de Shawn Achor).
Armando Ferrentini é jornalista responsável pelo propmark