Como usualmente faz, a organização do Cannes Lions já estabeleceu com antecedência, ainda em outubro de 2019, os principais temas que nortearão o festival em 2020.

Mesmo que você não esteja planejando ir ao evento no ano que vem, recomendo a leitura deste artigo, já que os temas adotados pelo festival acabam definindo tendências para o próximo ano.

A escolha dos oito temas surgiu de entrevistas e encontros com líderes de mar- keting e criativos do mundo inteiro, num inteligente processo de colaboração.

Foram mais de 1.500 clientes pesquisados, além de entrevistas com executivos de marketing, CEOs, criativos, estrategistas e heads de marcas. E os temas são os seguintes:

1- Criatividade é o “motor” de crescimento dos negócios (Creativity is the business growth engine). Este tema explorará o papel do líder de marketing em definir como a criatividade pode ser ponto-chave, tanto para atividades de curto prazo como para aquelas de construção de marca em maior tempo. Só assim o líder de marketing continuará a ter influência e ocupar lugar de destaque na mesa da estratégia das empresas.

2- “Disrupção” criativa no comércio (Creative disruption in commerce). Atitudes inovadoras e disruptivas de marcas e varejistas, introduzindo formas pioneiras de comércio (cashless, omnichannel, imersivo) para promover experiências de compra melhoradas.

3- Pós-propósito: ativismo e responsabilidade de marca (Post-purpose: brand accontability and activism). Dando continuidade ao que ocorreu em 2019, quando o ativismo das marcas esteve presente em muitos Grand Prix, o tema desafiará agências e líderes de marcas em como lidar com questões críticas do mundo atual, tais como: mudanças climáticas e desigualdade.

4- Sua marca é minha experiência (Your brand is my experience). Existe uma intrínseca conexão entre marca e experiência, cada vez mais interligadas. Será a vez de discutir como proporcionar experiências de clientes, melhorando a jornada do consumidor através de interações.

5- Mirando 2030: adequando seu negócio ao futuro (Looking to 2030: making your business future-fit). As melhores estruturas, modelos e relacionamentos que criativos e marcas terão de adotar para garantir o uso bem-sucedido de uma criatividade human-first.

6- Criatividade aplicada: quando dados, tecnologia e ideias convergem (Applied creativity: when data, tech and ideas collide). Experts vão compartilhar exemplos de como aplicar dados e tecnologia de forma eficaz “domando” inteligência artificial e machine learning para aplicar a criatividade no sentido de atrair o público e criar conexões emocionais duradouras.

7- Storytelling em escala (Storytelling at scale). Palestrantes explorando novas dimensões criativas em storytelling, por intermédio de uma variedade de plataformas e formatos, para conquistar a atenção e engajar o público, colocando a relevância cultural em primeiro plano.

8- De volta para a marca (Let’s get
back to brand). Como a criatividade pode ajudar a manter a “saúde” da marca no longo prazo, em contraponto à obsessão atual pelos cliques, impressões e resultados de curto prazo. Além de definir as oito vertentes do festival, a organização criou mais uma categoria: Creative Business Transformation (Transformação Criativa dos Negócios).

A nova categoria parece realmente oportuna num mundo onde modelos disruptivos de se fazer negócios atropelam formas tradicionais.

O festival, que será realizado na semana de 22 a 26 de junho de 2020, está se mostrando cada vez mais antenado, contando com a colaboração da comunidade criativa mundial para não perder o passo da evolução dos negócios e da comunicação.

Vale a pena entrar no site do Cannes Lions e estudar a defesa de cada um dos oito temas apresentados. Eles servem de bússola para a estratégia de atuação no próximo ano.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)