Cara gente branca!

Desculpe o transtorno, mas precisamos falar mais uma vez sobre a falta de pluralidade na publicidade. Assistimos, recentemente, o Festival de Cannes receber uma enxurrada de críticas pela baixa diversidade racial entre os brasileiros escolhidos para fazer parte do grupo de jurados que terá a missão de avaliar os cases neste ano.

Assistimos o coletivo Papel & Caneta, com apoio dos grupos Publicitários Negros, Chapa Preta e outras organizações de profissionais da publicidade, gritar e subir hashtag, entre outras ações, para chamar a atenção da equipe de Cannes e do próprio Simon Cook, CEO do  Cannes Lions.

Aonde quero chegar com isso? Tenha certeza de que esse não é um caso isolado. Recentemente, escrevi o texto Onde Está o Wally? sobre a minha procura incansável para encontrar rostos iguais ao meu nos tradicionais eventos da publicidade brasileira. E acredite, com a retomada desses eventos, continuo sendo o único rosto preto sentado na mesa.

Para uns “mimimi”, para outros uma pauta importante sobre a qual devemos escrever, pedir, ou melhor, implorar para que vocês, cara gente branca, se lembrem dos profissionais pretos do mercado na hora de pensar nas listas badaladas de vocês. E ah, antes que me esqueça, para você não me falar que foi por falta de pessoas pretas, decidi separar uma lista de profissionais pretos que estão lutando para fazer uma publicidade mais plural. Seguem os nomes e me agradeça no final.
Vamos iniciar com os profissionais pretos que vão fazer parte do time de jurados do Cannes Lions 2022: Dilma Campos, CEO da Outra Praia; Felipe Silva, sócio e CCO da Gana; Gabriela Rodrigues, head de cultura e impacto da Soko; Joana Mendes, presidente do Clube de Criação; Patricia Moura, head de conteúdo da Gut; e Heloisa Santana, presidente da Ampro.

Agora vamos para uma lista de profissionais pretos que me atrevo a fazer, mesmo sabendo que deixarei alguém de fora (afinal, essa coluna tem um total de caracteres a ser respeitado). Acredite, não existe só três profissionais pretos tentando mudar esse mercado. Desde já, muito axé para todos e continuemos na luta!

Aori Sauthon, influencers lead da Nubank; Ricardo Silves, CEO da Black Influence; Nikki Felix, coordenadora de comunicação da Avon; Pedro Bonn, fundador da Aur; Gabriela de Paula e Camila Tuon, selo CeGê; Renan Damascena, gerente de planejamento da Gana; Helena Bertho, diretora global de diversidade e inclusão da Nubank; Renata Hilário, content manager da Budweiser; Samantha Almeida, diretora de criação da Globo; Vagner Soares, diretor de criação da Publicis; Simone Bispo, gerente de conteúdo na VMLY&R; Janaína Assumpção, diretora de contas Hnk Lab WPP; Alê Garcia, sênior creative da Nubank; Aquiles Filho, brand strategy manager na Mynd; e Felipe Guerra, diretor de projetos na Trace Brasil.

Vou parar por aqui com a certeza de que irei receber mensagem de algum profissional fod@ que deixei de fora. Viu só? Não é tão difícil encontrar profissionais pretos na publicidade!

Julio Beltrão é head do núcleo de Pretos da Mynd,  agência de marketing de influência e entretenimento
julio.beltrao@mynd8.com.br