Ao idealizarmos um projeto, imaginamos um modelo de negócio perfeito. Com ele, suprimos nossas necessidades e idealizamos um público alvo, passamos horas pensando na forma com que esse esboço impactará a nossa vida. Em seguida, investimos todo o nosso esforço em divulgações e não lembramos do principal impactado pelas nossas escolhas: o cliente final.

Obviamente, ter um projeto estruturado de vendas e entendimento do mercado é super importante. Porém, entender o que o cliente pensa e quais são seus propósitos é essencial. Ao longo dos anos de Gramado Summit, fomos notando que muita das nossas afirmações pessoais caíam por terra, quando confrontadas aos hábitos dos nossos consumidores durante o evento, por exemplo.

Estar constantemente ligado ao cliente deve ser uma prioridade maior do que visar lucros. O propósito é proporcionar entregas e experiências que diferencie sua marca do mercado. Um super exemplo de boas práticas com o cliente é a Dobra. Essa galera de Montenegro faz com que a experiência de compra de tênis ou carteirinhas de papel seja única. Eles pensam exatamente nas formas de tornar uma simples compra uma maneira de fidelizar a marca, mostrando diariamente o quão antenados estão nas demandas de cada consumidor.

Na minha opinião, melhor do que conquistar diversos clientes, que também são importantes, é ideal conquistar diariamente aqueles que já temos ao nosso lado. Isso é um desafio, certamente. Inovar deve ser uma meta diária. Isso, com certeza, reverterá em novos possíveis consumidores, pois ainda mesmo que estejamos inundados por novas tecnologias, as experiências e as indicações entre o público são essenciais para a prospecção.

Por isso, foque o seu tempo inteiramente na experiência do cliente. Se pensar em evolução do produto, imagine como o seu consumidor final se sentiria. Ter o cliente final como centro de tudo pode trazer todo o retorno financeiro que você precisa para sua empresa. Ter pessoas ao lado do que você vende deve ser o principal ativo de sucesso da tua jornada, afinal, são elas que defenderão o seu produto.

Marcus Ross é CEO da Summit Hub e fundador da Gramado Summit