Como a IA vai mudar a forma que produzimos e consumimos conteúdo?

O mundo está em constante transformação e, atualmente, estamos presenciando mais uma mudança: a chegada do ChatGPT (sigla inglesa para Chat Generative Pre-Trained Transformer). A ferramenta de inteligência artificial (IA), desenvolvida pela empresa Open AI, permite que as pessoas desenvolvam, por meio de perguntas e respostas, um diálogo com o chatbot.

Criado em 2015 e lançado para o público em novembro de 2022, o recurso vem passando por constantes atualizações e, no último dia 15 de março de 2023, foi lançada a versão ChatGPT Plus, o GPT-4, que gera respostas mais completas e coesas. No último mês, uma carta aberta foi assinada por mais de mil líderes, incluindo o empresário Elon Musk, solicitando uma pausa temporária no desenvolvimento da inteligência artificial. Isso porque eles acreditam que o avanço da tecnologia pode “representar riscos para a sociedade e humanidade”. O programa de linguagem vem chamando também a atenção por suas inúmeras possibilidades de uso, principalmente, para aqueles que atuam com a área de produção de conteúdo.

Segundo levantamento do banco suiço UBS, em janeiro deste ano, o chatbot atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais - marca alcançada apenas dois meses após o lançamento, tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história. Com um modelo de linguagem altamente avançado, a inteligência artificial generativa pode ter um grande impacto nas produções em diversas áreas, a exemplo dos creators, que podem ter a solução como um auxiliar no seu dia a dia de trabalho na criação de conteúdos.

Dentre as possibilidades, a ferramenta pode ajudar na geração de material automatizado, como o desenvolvimento de artigos, resenhas e outros textos. Além disso, contribui para melhorar a qualidade do que está sendo criado, com correções gramaticais e revisões ortográficas, resultando no aumento da confiança e credibilidade do trabalho dos creators. No geral, a IA tem o potencial de transformar significativamente a maneira como a produção é construída e entregue, o que colabora para que empresas e indivíduos produzam trabalhos de alta qualidade, de maneira mais eficiente e personalizada.

Agora, se por um lado a solução pode ser um aliado, por outro pode ser também uma ameaça. O uso excessivo do chatbot pode resultar em um trabalho sem personalidade ou confiança, e isso pode afetar a comunidade do criador e, consequentemente, a sua atratividade para as marcas. Além disso, seu uso pode criar desconfiança em relação à autoria do material, o que pode afetar a percepção do creator e da marca que está se associando a ele.

A IA é projetada para fornecer respostas gerais a perguntas e assistência em uma diversidade de suprimentos. E, embora ele possa ser útil em muitas situações, não se trata da plataforma ideal para criar conteúdo. Isso porque, ela é treinada em uma ampla variedade de dados e, portanto, pode fornecer resultados genéricos. Assim, vale lembrar que a solução não pode criar materiais de alta qualidade que atendam às necessidades específicas de um público-alvo ou às exigências de uma determinada tarefa.

Se um creator está buscando criar artigos para blog, site ou qualquer outra finalidade, o ideal é investir tempo e esforço para escrever o material. É claro que a inteligência artificial pode ajudar com algumas ideias e informações, mas ele não deve ser usado como a única fonte de dados. O recurso deve ser usado para gerar inspiração, mas não para redigir todo o texto. É importante que os profissionais escrevam os materiais com as próprias palavras e estilo de escrita para terem trabalhos autênticos. Além disso, é preciso levar em consideração a sua persona, a finalidade do texto e outras variáveis que afetam a excelência da produção.

Ainda que a ferramenta não possa ser autoral, ela pode ser utilizada como uma plataforma para complementar a criatividade. Se usado para pesquisa, por exemplo, os creators podem fazer perguntas específicas ao recurso para obterem inspiração e, dessa forma, gerar ideias, como títulos de postagens ou sugestões para vídeos.

Assim, vale ressaltar que o ChatGPT não pode substituir a criatividade e a autenticidade dos criadores. É fundamental que esses profissionais usem o chat como uma ferramenta complementar e não como uma substituta para a sua originalidade e habilidades. Portanto, é necessário que os criadores saibam como usá-la, de forma a manter a confiança e a qualidade do seu trabalho.

Rodrigo Allgayer é CEO da Creators LLC