Muitos, como eu, já passaram de 30 dias de confinamento. Muitos, assim como nós do IAB Brasil, pensam, a cada instante, como poderemos salvar vidas. Como eu, individualmente, poderia fazer algo pela vida do meu país e por que não dizer do mundo?

Como nós, como empresa, poderíamos salvar vidas?

Neste sentido, muitas empresas reinventaram suas linhas de produção, mobilizaram equipes, reinventaram formas de trabalhar para que este período não fosse tomado apenas pelo medo e pelo posicionamento defensivo.

A hora de agir é agora. Comecemos trazendo à tona uma antiga reflexão – a balança econômica entre produção de conteúdo e publicidade.

Você já parou para pensar que muitas empresas que produzem conteúdo são sustentadas por publicidade? E neste momento de crise global, você já parou para pensar na quantidade de jornalistas trabalhando para que informações gratuitas e de qualidade cheguem até você? Em tempos de muitas fake news sendo espalhadas, é fundamental que possamos contar com fontes confiáveis de informação.

Pesquisas, gráficos, vídeos, informação em tempo real. Tudo isto para que você seja muito bem informado, para que você possa se proteger neste contexto.

Mas quem paga essa ‘conta’? Quem mantém essa estrutura de notícias e veículos de imprensa? Investimentos em publicidade podem salvar equipes, ajudando a sustentar o jornalismo e informação de qualidade pode salvar vidas.

Sustentar a publicidade em sites que produzem conteúdo a respeito do COVID, Pandemia, Soluções de Higiene, Isolamento, cuidados pessoais é, neste momento, muito maior do que apenas um posicionamento da sua marca. É uma questão social. Por este motivo, o CEO Global do IAB, David Cohen, convocou o mercado publicitário a uma reflexão, para que campanhas sejam ativadas e não bloqueadas.

Para que termos como “COVID-19” ou “Crise” não sejam bloqueados das campanhas contextuais. Mesmo que isto não tenha nada a ver com a sua marca, mesmo que por questões de “Brand Safety” você não queira sua marca associada ao tema.

Muitas marcas podem estar receosas em terem seus nomes associados a termos considerados ruins, porém, em pesquisa inédita da Kantar IBOPE Media, podemos perceber que outras muitas marcas estão fazendo justamente o contrário: nesse momento delicado, estão procurando se engajar e conscientizar sobre o assunto.

Por exemplo, 135 marcas já veicularam campanhas publicitárias relacionadas ao tema do novo coronavírus, desde o dia 16 de março, 20% das novas campanhas do período falaram sobre o tema COVID-19, sendo que 78% dessas inserções foram realizadas pelo setor privado. Até nas redes sociais, o jornalismo vem ganhando destaque nas conversas: na primeira semana de março, ele aparecia como o 5º tópico mais abordado, já na semana de 15 a 21/03, chegou a ser o segundo assunto mais comentado nas redes.

Pense bem. Todos nós estamos no mesmo barco. Não é hora de recolher as armas. É hora de ajudar, ativamente, conscientemente. Ajude a sustentar o conteúdo de qualidade.

Cris Camargo é especialista em comunicação, marketing e relações governamentais e CEO do IAB Brasil, associação que tem como principal missão desenvolver o mercado de publicidade digital no país