Conectando marcas e consumidores: a ascensão dos cartões-presente
O acelerado desenvolvimento tecnológico vivido nos últimos anos e seus reflexos nos mais diversos setores geraram uma série de mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Com isso, marcas tradicionais precisaram se reinventar enquanto competiam pela fidelidade e a recorrência de compras dos consumidores com empresas recém-criadas e que já nasciam com uma mentalidade diferente.
Ao mesmo tempo em trouxe novos desafios para as empresas, esse cenário também veio acompanhado de inovadoras formas de conectar marcas a consumidores. Canais antes nunca imaginados despontaram no horizonte possibilitando uma maior proximidade com pessoas de todos os cantos do país e do mundo, como as redes sociais. Junto desses canais, vieram também novas possibilidade de se converter esses contatos em vendas, tornando-se comum nesse processo o trabalho conjunto entre marcas.
Hoje em dia, não é mais novidade empresas de segmentos diferentes se unirem com o objetivo de lançar produtos que chamem a atenção de públicos que de outra forma não atingiriam. Mas essa não é a única maneira disso acontecer. Explorando um caminho diferente, marcas também começaram a se posicionar lado a lado por meio de um produto extremamente simples, mas muito eficaz: os cartões-presente.
Há alguns anos, os gift cards eram encontrados no Brasil somente nos caixas de supermercados, além de serem exclusivamente de uma marca e utilizados principalmente para uso próprio – em especial como meio de acesso a serviços digitais pela população sem acesso a cartões de crédito e por gamers. Hoje, por outro lado, o cenário já é outro: os cartões-presente se espalham pelos mais diferentes canais de vendas, se apresentam de formas inovadoras e cumprem cada vez mais seu principal objetivo, isto é, servindo como uma forma interessante de presentear pessoas queridas ou de incentivar colaboradores.
Disponíveis atualmente em e-commerces e marketplaces, além dos tradicionais pontos físicos, os gift cards estão cada vez mais digitais: uma pesquisa realizada com 760 pessoas pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, apontou que, no ano passado, 96% dos brasileiros entrevistados haviam baixado gift cards digitais em carteiras digitais. Nos últimos anos, a companhia também viu a participação desse formato em suas vendas saltar de 20% para 59%.
Em paralelo a esse processo, marcas começaram a perceber vantagens adicionais ao se unirem em um mesmo cartão, atingindo novos consumidores e ganhando força extra quando colocadas lado a lado com empresas relevantes de outros setores. Grande sucesso nos outros países, Xbox, Razer Gold, Primepass e iFood se posicionaram juntas, no final do ano passado, no primeiro cartão-presente multimarcas do país. Após esse primeiro lançamento, a Blackhawk Network Brasil, responsável pelo produto, criou uma outra opção mais esportiva, reunindo Xbox, Primepass, Decathlon e iFood.
Além desse recurso, marcas também inovaram ainda mais na hora de pensar em aproveitar todo o potencial oferecido pelos cartões-presente, principalmente no sentido de oferecer benefícios e experiências memoráveis às pessoas e, com isso, se conectar a novos clientes. PicPay, Banco Inter e Banco do Brasil são exemplos de bancos que frequentemente realizam promoções especiais de gift cards com cashbacks atrativos – e que acabam incentivando os clientes a utilizarem opções de seus aplicativos que vão além dos tradicionais serviços bancários. Em paralelo, um caso emblemático de ação foi a realizada pelo iFood no Dia dos Namorados durante a pandemia de COVID-19, que proporcionou jantares românticos por meio de gift cards sem ter que sair de casa.
Em meio a isso, a cultura de gift cards foi se consolidando ainda mais no país. Se antes muitos brasileiros relutavam em considerar os cartões-presente como opção, pois prevalecia um preconceito de que pareceriam presentes fáceis ou impensados, hoje 88% dos brasileiros gostariam de ser presenteados com eles, como mostram os dados de uma pesquisa encomendada pela Blackhawk Network e realizada com 300 pessoas. Com isso, as empresas também fortaleceram seus resultados, já que, segundo outra pesquisa realizada pela empresa com 760 brasileiros, 93% dos consumidores gastam mais do que o valor do cartão-presente na hora de resgatar seus créditos.
Nesse caminho de mudanças, todos os lados saem ganhando. Os brasileiros, com o fortalecimento de um formato que proporciona liberdade de escolha, facilidade de compra e uso, além de segurança, e as marcas, que alcançam novos consumidores ao tornarem seus produtos e serviços ainda mais presenteáveis enquanto fidelizam aqueles que já os consumem, potencializando com isso suas receitas.
Fernanda Carbonari é managing director da Blackhawk Brasil