Quando o Cannes Lions se deparou com o inevitável cancelamento do festival em 2020, a forma encontrada para não deixar seus habitués no vácuo foi gerar palestras, debates e um ótimo conteúdo na mesma semana em que é realizado há anos (terceira semana de junho). Um excelente conteúdo, gratuito e online, que tentamos absorver da melhor maneira possível.

E aí veio a constatação: a gente não vai a Cannes – ou a qualquer evento – só pelo conteúdo. Ele é muito relevante e importante na tomada de decisão para ir ao festival. Mas o evento é muito mais que palestras, workshops e debates. E mesmo o conteúdo, em si, é absorvido de forma diferente quando se está lá.

Juro que tentei acompanhar as palestras em streaming, mas só consegui dedicar atenção integral a algumas delas. Quando você se inscreve para ir a um evento, você se desliga do dia a dia e foca nas atividades programadas.

Acompanhar em streaming tem o desafio de conciliar sua atenção com a rotina e as demais atividades do seu escritório ou home office (mais desafiador ainda). Pois bem. E lá vem o Cannes Lions com mais uma semana de conteúdo.

A segunda edição de 2020 da plataforma Lions Live. Será na semana de 19 a 23 de outubro. Gratuito e online. E lá vou eu me programar mais uma vez para acompanhar, sabendo que não será a mesma coisa.

E aí vem a reflexão: você está conseguindo lidar bem com essa overdose de conteúdo? Eu já liguei um f*da-se para o FOMO (Fear of Missing Out).

Já perdi o medo de perder coisas boas que ocorrem simultaneamente nesses tempos de lives e mais lives, conteúdo e mais conteúdo. Esse tsunami de informação não é um fenômeno novo nas nossas vidas, mas agora está demais!

As redes sociais tornaram muitas pessoas comuns em geradores de conteúdo e, agora, a facilidade do streaming levou isso a um nível perto do insuportável. Os bons eventos sempre serviram de filtro, atuando como curadores para selecionar o melhor para os inscritos. Mas o que acontece agora que os próprios eventos icônicos do mercado estão se dedicando a multiplicar o seu conteúdo, extrapolando o momento do evento? A programação do Cannes Lions sempre foi esperada com muita ansiedade e expectativa.

Quem serão os keynotes e as celebridades presentes no ano? Quais serão os temas selecionados? Será que a expectativa será a mesma quando o evento voltar a ser ao vivo (esperamos que já em 2021)?

Será que aquele conteúdo especial, acessível só para os presentes ao evento, continuará especial e valorizado depois de diversas edições virtuais?

O especial não ficará banalizado? Conteúdos são importantes para nossa atualização e é muito bom que sejam mais acessíveis e democráticos. Da qualidade apresentada pelo Lions Live, então, são muito bem-vindos…

Mas, repito, é preciso mais para ter um evento desejado. É claro que o Cannes Lions vai muito além do conteúdo.

Há muitos que vão mais para acompanhar as premiações, outros para fazer networking e business, outros para se inspirar com os trabalhos premiados e das short lists e ainda aqueles que vão para marcar presença no maior evento da criatividade do mundo – e poder instagramar sua presença, se destacando dos simples mortais que não conseguiram ir (risos).

Por isso eu não vejo a hora de os eventos presenciais voltarem e a gente poder separar as lives do dia a dia do momento especial do “ao vivo”. Não vejo a hora de trocar ideias olho no olho com os demais participantes nos intervalos, coffee-breaks e atividades paralelas aos eventos.

Enquanto esse retorno não ocorre, prefiro me fiar na boa curadoria dos veículos especializados – como o nosso PROPMARK – e nos sites e blogs que confio para acessar um conteúdo filtrado e comentado.

Porque o problema atual não é a falta de conteúdo, mas a falta de tempo e discernimento para selecionar o mais relevante no meio de tudo o que está disponível.

Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) alexis@ampro.com.br