De humanos para humanos
Escrevo este artigo em meio à preparação para viagem a Salvador, BA, onde participarei de mais um Enapro – Encontro das Agências de Propaganda.
O evento bienal reúne o trade de marketing e comunicação para discutir tendências, sob o sol mágico de Salvador, no Gran Hotel Stella Maris.
Organizado pelo competente Sinapro Bahia, o Enapro terá a duração de dois dias – e mais uma noite, para a posse da nova diretoria do Sinapro Bahia, quando André Mascarenhas passará o bastão para Paulo Coelho.
Agradeço a sorte de ter sido convidado pelo Sinapro para, mais uma vez, atuar como curador do conteúdo do evento, além de realizar duas apresentações: Fator humano e Cannes Lions Roadshow.
A primeira, contextualiza uma nova era iminente, totalmente provocada pelo homem, para o bem e para o mal: a era do Antropoceno. A segunda é um retrato do que rolou de mais importante no Cannes Lions 2025, em termos de tendências, insights e cases premiados.
De uma rica interação com a comissão organizadora, nasceu o tema ‘De humanos para humanos’.
Talvez seja essa a discussão mais importante, não só do mercado de serviços de marketing, mas das nossas vidas como um todo. Como navegar no tsunami de tecnologia, sem perder a essência humana...
A presença da tecnologia nas nossas vidas é inexorável e só aumentará. Algoritmos, martech, que já estão presentes há bom tempo, se juntam agora aos prompts e às soluções imediatas da IA...
Ou seja, de forma irretornável, estamos imersos num mar de soluções high tech...
Mas não devemos perder o high touch, o toque humano que faz a diferença. É disso que trataremos em dois dias intensos de evento.
Tivemos a sorte de poder contar, além de mim, com um lineup realmente especial: Nina Campos, minha querida amiga e ex-colega na Loducca, agora dedicada a despertar o lado lúdico nas pessoas; Hugo Rodrigues, que recém deixou a posição de chairman da WMcCann e tem tanto para dividir; Preto Zezé, cofundador da Cufa e uma voz brilhante em defesa de minorizados; Eco Moliterno, CCO da Accenture Song Latam, um dos profissionais mais admirados do nosso setor; Lucas Freire, psicólogo, escritor e palestrante; Ju Monte, head de inteligência de mercado da ATcom; e Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP).
São humanos especiais, que dividirão sua experiência e visão com outros humanos, publicitários baianos e de outras partes do Brasil, que se inscreveram para o evento, que conta com recorde de inscrições.
Tratar das questões relacionadas à atividade humana, em contraponto à IA e à tecnologia, não é novidade.
O tema esteve presente no SXSW e no Cannes Lions deste ano, entre outros eventos do mercado, com diversos palestrantes e painelistas emitindo suas opiniões.
A cada novo movimento da inteligência artificial – e são muitos e constantes – aumenta a preocupação com os efeitos colaterais sobre os humanos.
Afinal, perderemos trabalho, jobs, para a IA? É a discussão mais presente na mídia e nos eventos internacionais.
Mas poder fazer isso no meio da diversidade e da multiculturalidade da Bahia é especial.
Provocar essa discussão sob a ótica brasileira é algo que nos entusiasma, e tenho a certeza de que teremos um conteúdo muito rico para compartilhar após o evento.
No momento em que você estiver lendo este artigo, o evento já terá terminado e – espero – deixado um legado para todo o mercado de publicidade brasileiro.
Para alguém como eu, que se dedica às questões de comunicação consciente, à ética e ao respeito socioambiental, poder reunir esse time de influenciadores e criar um ambiente ideal para discussões produtivas, é um verdadeiro nirvana e mal posso conter minha expectativa para o evento.
Alexis Thuller Pagliarini é sócio-fundador da ESG4
alexis@criativista.com.br