Diversidade real
A valorização da beleza real está impulsionando uma transformação cultural, com as marcas desempenhando um papel central na promoção de uma representatividade já percebida nas ruas e que celebra a individualidade de cada pessoa. E as redes sociais têm sido fundamentais para expandir a inclusão e aumentar a conscientização sobre os danos causados por padrões e estereótipos, que perpetuam preconceitos e influenciam nossa maneira de pensar, sentir e nos expressar. É uma mudança que visivelmente também se reflete no cinema, na moda, nas passarelas, nos ambientes corporativos e acadêmicos. Na vida como ela é, em todos os ambientes sociais.
Quando se trata da agenda racial, ações que fortaleçam a diversidade no cotidiano têm sido muito relevantes. Um exemplo que trago é o programa ‘Tudo para creator’, desenvolvido pela unidade de negócios de beleza e bem-estar da Unilever. Desde o ano passado, criamos uma escola e aceleradora 100% digital, voltada para profissionalização e crescimento de nano e microinfluenciadores de beleza no Brasil. Segundo um estudo recente da Nielsen, o Brasil é o país dos influenciadores, com 500 mil criadores de conteúdo, que possuem pelo menos 10 mil seguidores em diferentes plataformas. Outro levantamento, feito pela Opinion Box e Influency.me, revela que três em cada quatro pessoas conectadas à internet acompanham criadores de conteúdo nas redes sociais. Nosso objetivo inicial era alcançar cinco mil influenciadores em um ano. Em seis meses, atingimos 12 mil inscritos. No entanto, notamos que a participação de criadores pretos e pardos foi abaixo da realidade da população brasileira, já que tínhamos 32%, embora mais da metade da população seja negra.
A segunda edição, lançada há um mês, busca alterar esse cenário, incentivando a carreira de influenciadores negros especializados em beleza, e passa a considerar a meta de 56% de diversidade racial e 20 mil inscritos até o fim do ano. Para participar do ‘Tudo para creator’, é necessário ter mais de 18 anos, pelo menos 3 mil seguidores no Instagram e rede social ativa. Acreditamos que a força das redes sociais oferece oportunidade de inclusão, e é essencial que as plataformas digitais reflitam a diversidade do Brasil, e sejam usadas como ferramentas para combater o preconceito racial, desafiando estereótipos e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. Enquanto marca, fazendo parte de uma empresa que está presente em 100% dos lares brasileiros, sabemos do papel importantíssimo que temos na construção deste cenário mais igualitário e livre de preconceitos. E também em como conduzir essa transformação por meio da evolução do mercado de influência, principalmente no que diz respeito à criação responsável de conteúdo. O criador de conteúdo possui um público fiel e engajado em seus canais digitais e, em alguma medida, impacta na tomada de decisão de seus seguidores. Essa influência precisa ser positiva. Não existe comunicação efetiva sem respeito ao contexto, e é fundamental olhar além da #publi e analisar como impactamos a vida das pessoas. Nossos alunos da primeira fase do projeto ‘Tudo para creator’ já fazem parte de campanhas das marcas, e a partir do segundo semestre de 2024, todas as campanhas de Dove, Seda, TRESemmé e Clear incluirão criadores pretos e pardos que participam da iniciativa.
A transformação de certos cenários envolve diversas iniciativas, mas na realidade é impulsionada por mudanças estruturais que compõem uma jornada. Após avanços importantes na agenda de inclusão de mulheres na Unilever, em 2017, definimos a inclusão racial como prioridade da agenda estratégica de Equidade, Diversidade e Inclusão. Em 2019, convidamos nossos funcionários a fazerem parte de grupos de afinidades, que se tornaram uma potência de transformação social e de cultura, de dentro para fora. Em 2020, assumimos o compromisso pela igualdade racial junto ao ID_BR e, atualmente, 42% dos nossos funcionários se autodeclararam pretos ou pardos e 16% ocupam cargos de liderança. Somente no ano passado, por meio de processos seletivos mais inclusivos, sem barreiras, contratamos 62% de pessoas autodeclaradas negras no programa de estágio.
Com mais de dez anos de experiência na Unilever, posso afirmar que somos uma empresa voltada para o futuro. Nossa abordagem reflete uma visão inclusiva e democrática da beleza, onde valorizamos todos os tipos de cabelo, pele e corpo, com ações que promovem essa diversidade e demonstram nosso compromisso em atender às necessidades e expectativas de consumidores de diferentes perfis. Há muitos anos trabalhamos para liderar a mudança na comunicação de nossas marcas, influenciando o mercado publicitário com anúncios mais inclusivos e representativos. O futuro da indústria da beleza é promissor. Com a crescente conscientização sobre a importância da diversidade e o poder das redes sociais, as marcas têm a oportunidade de construir um mercado mais inclusivo e representativo. Ao celebrar a beleza em todas as suas formas, as empresas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A jornada ainda é longa, mas os avanços são significativos. E, com certeza, a mudança está nas mãos de todos nós.
Nathalie Honda é CMO Beauty&Wellbeing Brasil and hair Latam na Unilever