E-mail marketing exige personalização aprofundada e conhecimento do consumidor
Abrir um e-mail e se deparar com seu primeiro nome ou interações baseadas na demografia são o mínimo necessário para as marcas. Mesmo abertos a se engajarem com as marcas, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Em um ambiente com inúmeras abordagens promocionais, é possível perder a atenção e entender seus interesses e preferências.
As marcas devem garantir mais customização e experiências direcionadas ao que seu público quer. A personalização básica não é mais suficiente. "Perseguir" o consumidor com mensagens genéricas só irá afastá-lo. Os consumidores querem ser impactados por experiências adaptadas às suas preferências, comportamento e estágio da jornada de consumo.
A partir do estudo Benchmark E-mail Marketing 2023, da MoEngage, descobrimos que estratégias básicas de personalização podem até dobrar os valores das métricas de email marketing em aproximadamente 1, 2 vezes. Mas, ao adicionar uma camada ainda mais profunda de personalização, orientada pelo comportamento do consumidor, o aumento das mesmas métricas é 4 vezes maior.
E quando falamos em taxas de conversão, abertura e cancelamento de assinatura, além de CTORs, o mesmo acontece: quando há personalização baseada na jornada do consumidor, o aumento do CTOR é de cerca de 11 vezes, e as taxas de abertura 3,2 vezes.
O que tudo isso quer dizer na prática? Hoje, a hiperconectividade exige uma conversa que tange às preferências apontadas pelo seu interlocutor. Os insights estão nos cliques do site, na abertura e interação com os e-mails marketings, um carrinho de compras deixado para trás. Quando as marcas conhecem seus consumidores, elas buscam recursos para entender até mesmo o melhor momento de impactá-los com mensagens personalizadas e pertinentes, qual a frequência de envios destes e-mails, além dos conteúdos de interesse dos consumidores. Tudo isso é insumo para manter o engajamento com quem já demonstrou interesse na sua marca.
Abordar o consumidor a partir destes sinais, é a chave que abre a porta da conversão. Assim, a tecnologia e as plataformas inteligentes são recursos essenciais para garantir o sucesso. Em meio à concorrência, conhecer quem está interessado nos seus produtos e serviços gera fidelização e mais vendas.
Nesse sentido, a comunicação deve ser mais sofisticada em cada ponto de contato, especialmente para o canal de e-mails. Essas mensagens oferecem às marcas vários caminhos para incluir estratégias de personalização. Sua marca já parou para olhar os consumidores de perto, entender os sinais e aproveitar os momentos certos para impactá-los e gerar conversões?
Daniel Simões é general manager da MoEngage LatAm