Se “economia” é a resposta para quase todas as questões que temos hoje no mundo moderno, o “bônus” é a pergunta certa para mudar o que temos hoje. Diga-me quais as metas do seu bônus e eu te direi quem és de verdade. E melhor: é da redefinação das metas dos bônus de seus executivos que a mudança na sociedade pode começar.

E a mudança pode ser qualquer tema em que se deseja evoluir. O pior que pode acontecer a uma empresa é ter todo o seu bônus lastreado no resultado financeiro. Ou ainda, o que pode ser muito pior é ter todo o bônus da empresa em metas numéricas apenas.

Explico: por trás do efeito de manada de muitas empresas nos últimos dez anos abandonarem a construção de suas marcas em troca de citações pontuais em redes sociais de comentário rápido, está o bônus. E nunca foi tão fácil ganhar esse bônus. Pois fazer marca e mantê-la dá muito mais trabalho. Dificil é ter no bônus do C level metas de marca como: amor, simpatia, diversidade e charme. E como se mede isso? Bem, se mede, mas dá trabalho esse bônus. Por outro lado, a chama da marca se reaviva.

Quando tudo é métrica de clicks, views e impressões, o resultado a longo prazo pode ser o desaparecimento da relevância da marca, mesmo que as vendas continuem. Mas marca não leva desaforo pra casa. Quando você não cuida, uma hora ela vira as costas e deixa a sua empresa, ou fica ali onde colocaram ela, encostada.

Num conselho, que define o bônus, a administração e a busca do sonho são o tambor que marca o ritmo das empresas, mas o bônus é o timão que aponta a direção. Por isso que é tão importante. Talvez o bônus e a sua redefinição sejam a melhor atitude para recuperar a cultura da sua empresa e quem sabe a marca.

O bônus focado no curto prazo e em métricas instantâneas foi responsável por grandes empresas abandonarem suas preciosas marcas para aquele bate-papo de buteco da rede de comentários instantânea. Ah, os trend topics são eternos enquanto duram. E são importantes, mas tem coisas que não se diz, se mostra. Coisas que são intangíveis. Não acredita? Então apresente para o seu marido ou mulher a uma planilha provando que a ama desesperadamente. Algumas coisas em relação a sua empresa e a sua marca são assim também.

O bônus, sempre ele, dividido em metas como diversidade, igualdade, marca, uma empresa mais humana, pode fazer diferença em 2022. E a indústria da comunicação pode dar o exemplo revendo suas metas.

O bônus é responsável por 70% do mercado de comunicação atual ter essas distorções com poucas agências independentes e as grandes holdings num sistema de fusão, corte, compra, corte, fusão, corte igual a lucro. E começa tudo de novo. É o modelo que pensa no modelo e não em servir e criar algo relevante.

Propósito de empresa sem bônus atrelado, não é estratégia, é anúncio. Quer mudar o mundo? Quer melhorar a sua empresa e deixá-la mais justa e humana? Mexa no bônus. Quer ter a certeza de que a marca da sua empresa não vai ser vilipendiada por bônus oriented action? Reveja as regras e mude tudo. Só o lucro salva, mas é o bônus que orienta.

Flavio Waiteman é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)