E sem saber para onde olhar, olhamos para dentro
Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia por coronavírus, todos os mercados sofreram grandes mudanças. E para o setor da publicidade digital não foi diferente. Observamos os anunciantes pausarem todas as campanhas possíveis e a primeira sensação foi de que o mercado publicitário estava em plena desvantagem. No entanto, com as reinvenções e novas descobertas, tivemos o prazer de presenciar o ambiente digital segurando a onda e conectando as pessoas nestes dois últimos anos que foram muito complexos.
Fantástico ver os resultados das empresas, o brilhantismo daqueles que chegam no mercado, novos formatos, novas possibilidades e muito aprendizado. É tão bom poder estar perto assistindo tudo isto de camarote.
Enquanto isso, neste cenário, o IAB Brasil nunca parou. Mantivemos as atualizações de dados e informações para auxiliar nossos associados a navegarem no “novo normal” e entender o que esse novo momento representava para o setor. Apesar do nosso espaço físico permanecer vazio durante dois anos, com um escritório desmontado e uma equipe que ainda não se conhece pessoalmente, seguimos firmes no propósito de compartilhar conhecimento.
Com quase 50 mil pessoas que se inspiram na gente mensalmente, hoje temos 230 associados para 23 funcionários. Alguma coisa precisava colar tudo isto de volta. A gente precisava ter e conseguir gerar a energia que faltava na maioria das pessoas. E como é que a gente faz isso?
Resolvi ir lá no estômago de cada um: revisitamos nossos valores pessoais, entendemos porque estamos trabalhando nesta associação, construímos nossas narrativas e, como um time que se pinta de lama e coloca a faca nos dentes, a gente sabia que poderia muito mais se fôssemos juntos.
Oferecemos possibilidades de parcerias aos nossos associados, reconstruímos todos os nossos canais de comunicação para que fossem mais efetivos, aumentamos a qualidade do nosso atendimento aos associados, colocamos mais gente para observar as dores do mercado, mais pesquisas, mais dados, mais voz, mais foco e muita, mas muita flexibilidade.
Eu tenho plena convicção que tudo isto só aconteceu porque partiu de dentro, dos valores, das nossas crenças e da nossa vontade de nos levantarmos diariamente e criarmos um ambiente mais bacana, seguro e viável para a publicidade digital.
Por falar em me levantar diariamente, uma vez por semana, às 8:30 da manhã o relógio apitava e lá estava o Marco Bebiano, atual presidente do IAB Brasil. Presente, generoso e disposto a entender que esta empresa precisava dele como pessoa e como profissional capaz de ajudar a manter esta associação para o futuro e para os outros que ainda nem conhecemos.
Não poderia encerrar o ano sem agradecer esta parceria, a garra e talento da minha equipe e a todos aqueles que tanto contribuíram para mais um ano de muito trabalho e construção para o IAB Brasil.
Que venham mais anos, mais desafios, novas pessoas mas que nossos valores sigam, fiéis companheiros de jornada.
Cris Camargo é CEO do IAB Brasil