A criatividade está viva

ÍNDICE

A 64ª edição do D&AD comprovou que a criatividade é o palco maior da indústria publicitária. Com uma linguagem quase artesanal, a campanha do prestigiado festival inglês, ‘Creativity is alive’, esteve presente em todos os cantos do evento. Servindo como pano de fundo para os painéis, por exemplo, a comunicação teve impacto relevante em várias ocasiões do festival, que ocorreu em Londres entre os últimos dias 19 e 20 de maio.

A presidente do D&AD, Lisa Smith, contou ao propmark – media partner e único veículo do trade a cobrir o festival in loco – que considerou importante abordar o tema em uma época em que se fala muito sobre as consequências da inteligência artificial sobre o mercado.

Para ela, porém, a IA não passa de uma ferramenta como tantas outras que vieram antes. Com a diferença de que ela ajuda a acelerar os processos de criação de uma forma jamais vista. Na opinião de Lisa, a tecnologia não vai substituir as pessoas, no entanto, paira no ar a sensação de que a propaganda pode se tornar padrão se os criativos deixarem de lado a ousadia e forem tomados pelo medo.

O Brasil teve participação importante no D&AD, se mantendo no top 5 dos países mais premiados. No total, o mercado nacional conquistou 42 Lápis, sendo dois Yellow Pencils, 18 de Graphite e 22 Wood. Vale lembrar que é muito difícil ganhar um Lápis – o festival é considerado um dos mais criteriosos no julgamento.

Uma característica desta edição é que a maior parte dos prêmios foi conquistada por produtoras brasileiras em projetos cocriados com agências internacionais. Uma tendência que mostra a força das empresas de produção em exportar a criatividade verde e amarela para o mundo afora.

Tanto que a FilmBrazil, plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), marcou presença mais um ano como patrocinadora do D&AD, promovendo o seu tradicional happy hour de boas-vindas aos jurados do festival. O objetivo é divulgar o talento e a criatividade das produtoras brasileiras para o Reino Unido que, segundo a associação, já superou os Estados Unidos na modalidade de exportação e é hoje o principal país de origem dos investimentos em serviços de produção no Brasil, que saltou 38% recentemente, movimentando US$ 12,5 milhões.

O país também teve destaque no festival com a presença de 14 brasileiros como jurados, sendo três deles como presidentes de júris.

Planejamento

A série ‘Por dentro das agências’ traz nesta edição um mapeamento de como funciona a área de planejamento no mercado publicitário.

Conforme mostra a reportagem da editora Janaina Langsdorff, a disciplina é acoplada à área de estratégia em algumas estruturas e tem a missão de descobrir como as pessoas pensam, o que valorizam, quais códigos culturais compartilham e como se comportam em diferentes contextos.

Estratégica, a área abastece os criativos com insights sobre o comportamento humano. É também o planejamento que integra a agência em torno dos objetivos de marca, atributos a serem construídos e indicadores de resultado. Confira!

61 anos do propmark

Agradecemos a todos os parceiros, anunciantes e leitores pelas mensagens e cumprimentos enviados pela edição de aniversário de 61 anos do propmark, que teve tamanho recorde com 164 páginas e que envolveu o mercado na contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026.

Frase: “Criatividade é a arte de conectar ideias” (Steve Jobs).

Armando Ferrentini
Armando Ferrentini
Fundador
Exemplo texto do autor
aferrentini@propmark.com.br

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

publicidade

publicidade

Inscreva-se para receber as últimas atulizações

Fique por dentro das novidades do mercado publicitário

Leia Também