Estado de atenção

Dez tiros de 100 metros em A3, a cada 1’45”. Entre os tiros, 50 metros solto. No vocabulário da natação, A3 é a intensidade quase máxima dos nadadores, cerca de 90% de esforço para cumprir o trajeto definido por alguém que berra e apita na beira da piscina. Os 50 metros solto, intercalados entre os tiros de explosão, são o descanso ativo, um percurso curto realizado com intensidade leve para ajudar na recuperação do corpo. Ou seja, descanso ativo não é repouso absoluto nem esforço máximo. É movimento.

Saindo da piscina para o tema do artigo, como publicitários, executivos de marketing ou homens e mulheres de negócio, dependemos de inspiração para ter insights que nos ajudem a solucionar problemas, da mesma forma que nadadores precisam do descanso ativo. Em modo inspiração ativa, podemos captá-los onde menos se imagina.

Uma conversa despretensiosa me inspirou a ter uma ideia para um cliente. Num voo, voltando de férias, notei no assento ao lado uma mulher chorando. Era jovem. Perguntei se estava tudo bem, se podia ajudar de alguma forma. Ela contou que estava voltando ao Brasil sem o namorado depois de dois anos vivendo juntos. Estava arrasada. Mas, depois de se acalmar um pouco, perguntou o que eu fazia. Disse que trabalhava com publicidade para algumas marcas, entre elas a Renault.

E ouvi: “Você tem de fazer alguma coisa com a Maísa, sério, ela é a maior influencer adolescente do mundo”. Confesso que tinha deixado de acompanhar a Maísa quando ela ainda era assistente de palco do Sílvio Santos. Perguntei a idade da Maísa. “17 anos”. Foi o suficiente para ligar os pontos. Seis meses depois, lançamos a campanha Meu primeiro Renault, que acompanhou a saga da Maísa, já com idade para tirar habilitação, na escolha do seu primeiro carro.

Guardadas as devidas proporções, a história não economiza exemplos sobre o poder da observação e da escuta ativa para quem vive de inspiração.

Reza a lenda que, ao entrar na banheira, Arquimedes observou, surpreso, a água transbordar. Em seguida, correu pelas ruas da Grécia - sem ao menos uma toalha na cintura - anunciando sua descoberta: que um corpo imerso em um líquido poderá flutuar, afundar ou ficar neutro de acordo com o peso do líquido deslocado por este corpo.

Para escrever o épico Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa viajou pelo sertão mineiro na companhia de vaqueiros, anotando conversas, causos e o léxico sertanejo. Ao ler no jornal que uma garota de 17 anos fugiu da casa dos pais sem deixar pistas nem levar nada, Paul McCartney escreveu She’s Leaving Home. Anos mais tarde, Paul disse: “Aquilo foi o bastante para nos dar uma narrativa”. Freud definiu como escuta flutuante a atitude que o analista deve ter diante do analisando: a escuta o mais livre possível de sua crítica ou julgamento para que, em dupla com o paciente, possa aprofundar o conhecimento da mente.

Nunca comprei fácil a ideia de gênios no marketing e na publicidade. Sempre preferi acreditar que o que torna profissionais acima da média talvez não seja um talento acima da média, mas uma predisposição acima da média para se inspirar e dar forma à inspiração.

Para isso, é preciso estar atento e forte, como diz Caetano Veloso. E como grita toda manhã o professor de natação, exigindo movimento na forma de descanso ativo durante os treinos de explosão.

Fabio Mozeli é  diretor-executivo de criação da DPZ