IA na publicidade digital: um 2024 de inovação e o que o futuro reserva
2024 foi um ano de transformação na publicidade digital, impulsionado por avanços sem precedentes na inteligência artificial (IA). Da mesma forma, foi um ano de muito trabalho para integrar estas inovações e oferecer às empresas ferramentas que lhes permitam conectar-se de forma mais eficaz com os seus públicos e atingir os seus objetivos de marketing. Em 2024, vimos a IA se tornar realidade em diferentes aspectos da indústria publicitária: do surgimento de novas plataformas de consumo criadas a partir da IA, como o Gemini 2.0 e o projeto Astra, que prometem futuramente oferecer novas oportunidades de interação com consumidores, até a aplicação da IA nas plataformas e soluções publicitárias existentes, com saltos evolutivos na automação, inovação e maior eficiência dos processos de marketing.
Agora, quais foram as principais inovações de 2024?
As principais inovações da IA na indústria publicitária em 2024 dizem respeito tanto à aplicação da IA nas plataformas de consumo, quanto nas soluções publicitárias. Nas grandes plataformas de consumo, vimos por exemplo os usuários pesquisando muito além da palavra: a IA continuou a transformar a pesquisa na Internet, oferecendo novas maneiras de interagir com as informações. Anúncios em soluções como a visão geral baseada em IA e na pesquisa visual – usando ferramentas como o Google Lens – abrem oportunidades para se conectar com os clientes em momentos importantes. Além das buscas, vimos também a IA se tornando realidade massiva no universo audiovisual. Por meio de diversos recursos de IA no YouTube, criadores poderão criar e editar vídeos mais rapidamente e torná-los acessível para todo o mundo, usando aplicações de IA como a tela fantástica, a guia inspiração e a dublagem automática, recursos disponíveis para YouTubers de todo o mundo.
Já nas soluções publicitárias podemos dizer que a IA se tornou indispensável, e foi responsável por uma série de evoluções que trazem maior eficiência, assertividade e criatividade às suas campanhas. 57% das empresas na América Latina dizem já utilizar inteligência artificial generativa em seus processos de vendas e Marketing, e 34% dizem já medir um retorno sobre investimento positivo para estas aplicações. Aqui no Google, todo o nosso portfólio de soluções publicitárias é habilitado por inteligência artificial de ponta, e alguns de nossos produtos já possibilitam a criação de funis de marketing alimentados de ponta a ponta por soluções de IA, como o Performance Max, Demand Gen e as Campanhas de Aplicativos. Estes produtos possibilitam a criação e adaptação das peças publicitárias, segmentação de públicos alvos, definição de lances e mensuração de resultados de forma integrada e automatizada, suportada por IA.
Ao longo de 2024, algumas as principais inovações em nossas soluções foram:
- A evolução da mensuração: Da gestão de dados com tecnologias avançadas de privacidade às ferramentas de diagnóstico automatizadas, agora com a IA obtemos medições ainda mais precisas e adaptamo-nos rapidamente às mudanças no setor.
- Campanhas otimizadas: com relatórios mais detalhados, maior transparência e ferramentas para aquisição de clientes de alto valor, as campanhas estão mais poderosas do que nunca.
- Transformando demanda em oportunidades: hoje, graças à IA, as campanhas oferecem maior controle sobre o posicionamento dos anúncios, permitem segmentar públicos semelhantes e aproveitar feeds de produtos.
- Comércio eletrônico e varejo alimentados por IA: desde a criação de vídeos de marca até descontos automáticos, a IA está revolucionando a forma como as empresas se conectam com os consumidores. Há diferentes possibilidades de personalização, de pesquisas via fotos e vídeos e incremento nos resultados.
- Experiências móveis mais inteligentes: com ferramentas para aumentar as conversões, otimizar campanhas e melhorar a criatividade, as campanhas para aplicativos atingem um novo nível de sofisticação.
- Criatividade em escala: a IA generativa facilita a criação de ativos de alta qualidade. Agora é possível gerar imagens com seu estilo, editá-las e adaptá-las a diversos formatos.
- Vídeo, uma prioridade para gerar mais engajamento: em 2024 introduzimos novas formas de nos conectarmos com o público. Ao lançar recursos, as marcas podem garantir o primeiro espaço publicitário e alcançar os telespectadores mais interessados. No Google, eles podem aproveitar o poder dos criadores por meio de campanhas mais autênticas e impactantes. Por fim, uma maior transparência sobre o posicionamento dos anúncios, incluindo YouTube Shorts, permite otimizar campanhas e maximizar o retorno do investimento.
- A expansão de novos formatos de publicidade: Com a expansão do inventário para novas plataformas e a incorporação de ferramentas generativas de IA, os anunciantes podem alcançar mais utilizadores com criativos mais impactantes. Agora você pode animar automaticamente imagens estáticas, ajustar proporções de criativos e aprimorar a resolução da imagem, resultando em maior desempenho e melhores resultados de campanha. No Brasil, por meio de uma parceria com a plataforma Trakto, é possível criar campanhas escaláveis com muito mais facilidade.
A inteligência artificial continuará a revolucionar a publicidade digital em 2025, abrindo novas oportunidades para as marcas. Espera-se uma maior personalização dos anúncios, com a IA criando mensagens cada vez mais relevantes para cada usuário. As experiências serão mais imersivas, com anúncios interativos que chamam a atenção do consumidor. Além disso, a automação inteligente de tarefas complexas permitirá que os profissionais de marketing se concentrem na estratégia e na criatividade.
Acredito em um futuro onde a publicidade digital será ainda mais relevante, eficaz e socialmente relevante. Para o conseguir, a inovação e a democratização do acesso à IA serão uma parte fundamental desta grande transformação e todas as empresas que aderirem a este processo poderão se beneficiar do seu potencial.
Gustavo Souza é diretor geral de produtos e soluções aos clientes do Google Brasil