IA: uma solução no nosso "calcanhar de Aquiles" da mídia exterior
Imagine um titã da comunicação, um gigante entre os canais, o famoso clássico atemporal. Essa é a mídia exterior, com a sua capacidade de adaptação, criatividade e eficiência no dinâmico mercado da publicidade. Mas recorrendo à mitologia grega, a mídia exterior tem também um "calcanhar de Aquiles", uma dor que vira e mexe rondava as reuniões de planejamento: a comprovação de entrega da mídia OOH e a necessidade de colocá-la na mesma linguagem do digital. Para ajudar a solucionar este desafio, a Inteligência Artificial se tornou uma peça fundamental, principalmente ao inaugurarmos no Brasil um novo jeito de fazer pós-venda, implantando uma tecnologia de checking fotográfico que pudesse integrar o estático e o digital e com velocidade, aumentando a confiabilidade e o valor agregado da mídia exterior.
Reconheci que a chegada do uso da IA marcou o início de uma era onde a publicidade se torna interativa, engajada com seu público e com ferramentas capazes de otimizar o trabalho de quem está no mercado do OOH, principalmente agências planejadoras, pois nosso tempo com o checking fotográfico reduziu drasticamente, cerca de 60%. Falar com o Brasil com "s" e com o Brasil com "z" pode parecer um desafio na forma de comunicar das marcas, mas a gente entende que entregar as métricas não pode e não deve ser um ponto fraco. E que o nosso papel junto às agências criativas e aos exibidores de todo o Brasil é fazer com que a tecnologia aprimore esta conversa e os resultados, com eficiência nas entregas e pós-venda completo, com a rapidez do "ao vivo" e instantâneo.
Assim, podemos perceber que no out-of-home, a IA é a chave mestra que desbloqueia uma nova forma de eficiência e precisão. Aprendi que sua importância se destaca em ferramentas como o checking fotográfico real time, no qual as campanhas são verificadas, garantindo que cada anúncio brilhe no palco urbano conforme planejado. A tecnologia é capaz de oferecer ferramentas que fazem o reconhecimento de imagem e geolocalização apresentando os anúncios que estão sendo exibidos, podendo monitorar e controlar as campanhas em tempo real e auxiliando no conhecimento das métricas, numa integração de plataformas e sistemas.
Mais do que nunca, é hora de manter o olhar para frente. À medida que o futuro se aproxima, precisamos abraçar as ferramentas inovadoras que a tecnologia nos oferece. A resistência à mudança é um obstáculo que pode impedir o progresso, enquanto a aceitação e a integração de novas soluções podem impulsionar o OOH para novos horizontes. É exatamente essa adaptabilidade e disposição para incorporar avanços tecnológicos que mantêm a mídia exterior relevante na dinâmica do mercado publicitário. Conquistamos prêmios no Brasil e no exterior ao adotar soluções tecnológicas, mas principalmente, por simplificar os negócios e ajudar a transformar o setor.
Ao aproveitar as oportunidades que surgem com cada inovação, a mídia exterior continua a evoluir, capturando a imaginação do público e garantindo seu lugar como uma força dominante na paisagem da publicidade.
Chico Preto é CEO e Founder da CHICOOH+, a primeira trading desk de OOH/DOOH com atuação na América Latina.