Lá se vai mais um mestre
Tenho tido a sorte de conviver com pessoas especiais, algumas delas capazes de mudar o curso da minha história profissional. Fabio Vallim foi uma dessas pessoas. Eu o conheci por meio da ABA, há quase quatro décadas, quando eu trabalhava na Coca-Cola e liderava o comitê de Promoções e Merchandising da Associação Brasileira de Anunciantes.
Romano Pansera, então executivo da ABA, organizou uma missão aos EUA, para profissionais e empresários brasileiros visitarem a feira do POPAI, em Chicago. Fabio Vallim, por meio da sua agência, foi um dos patrocinadores que viabilizaram nossa ida.
Acabou sendo um interlocutor que eu prezava muito. De uma elegância única, tanto no comportamento pessoal, como profissional.
Ultimamente, estávamos tentando nos reencontrar. Há uns 10 dias, ele me ligou já com muita dificuldade para falar, mas ainda ativo, promovendo uma aproximação minha com um grupo com afinidade na minha atividade atual.
Dois dias antes da sua morte, ele tentou me ligar mais uma vez, mas já não conseguiu falar. Ao saber da gravidade da sua saúde, consegui, com ajuda da sua sobrinha, que ele ouvisse uma última mensagem minha, enaltecendo a sua importância na minha vida e agradecendo a amizade de tantos anos.
E lá se foi Fabio Vallim. E me deixou com muitas recordações. Numa das encruzilhadas profissionais que me deparei, encontrei-me com ele. Ele realmente era um mentor.
Com sua lucidez e empatia, ele procurava enxergar o melhor caminho e se dedicava a ajudar os amigos.
E foi numa dessas conversas, quando eu estava em dúvida sobre o melhor caminho profissional, que ele, num arroubo que parecia um Eureka, me disse: “Vem tocar minha agência!”.
Junto com dois sócios, Fabio tinha uma agência – Impact – com boa performance em serviços de gestão de promotores e repositores de produtos.
A minha ida à agência poderia abrir horizontes e ampliar a atuação para o live marketing. E lá fui eu. A princípio como VP executivo, depois com sócio.
Em pouco tempo, tínhamos jobs de eventos, ações promocionais e até propaganda, dando nova dimensão à agência. Enquanto Fábio cuidava da administração e da parte financeira da Impact, eu cuidava dos negócios, prospecção e criação.
Ao longo de quatro anos, ele cumpriu fielmente sua promessa de delegar a gestão de negócios a mim, só interferindo para ajudar, com toda sua experiência.
Depois de crescimentos contínuos, nos deparamos com uma crise internacional, que nos pegou no contrapé: tínhamos acabado de nos mudar para uma sede maior, com investimento em infra para continuar crescendo, quando nossos principais clientes, por conta da crise, reduziram drasticamente os negócios.
Jobs aprovados foram cancelados, contratos anuais foram reduzidos. A agência não resistiu e nos separamos em busca de outros desafios. Nesse momento crítico, Fabio nunca perdeu a serenidade e cumprimos a separação da forma mais amigável possível.
Assim era o Fabio. Importante destacar sua atuação na Ampro, desde a sua formação, sendo ele um dos conselheiros pioneiros, tendo sido presidente do conselho em diversas gestões. Não à toa, ele foi um dos homenageados da instituição ao longo da sua história.
Por sua iniciativa me envolvi na Ampro, apresentado por ele à Elza Tsumori, sendo um dos seus VPs em cinco gestões, por dez anos. A mesma Ampro que, anos depois, me convidou para ocupar a primeira presidência executiva da instituição, onde permaneci por dois anos.
Eu tenho certeza de que a convivência com Fabio, parte dela bastante intensa, foi fundamental na minha formação profissional.
Estou seguro em afirmar também que ele foi um dos mais importantes arquitetos do marketing promocional/live marketing.
Por isso, grande mestre, receba minha admiração e o maior sentimento de gratidão. Vá em paz, amigo!
Alexis Thuller Pagliarini é sócio-fundador da ESG4
alexis@criativista.com.br