Maturidade Digital é fator decisivo na aquisição de novos clientes
Nos últimos anos, presenciamos uma verdadeira revolução digital que transformou a forma como nos comunicamos, trabalhamos e interagimos com o mundo. Dentre as inúmeras oportunidades, a maturidade digital tem se mostrado cada vez mais importante e decisiva na conquista e retenção de novos clientes.
Em sua essência, a maturidade digital diz respeito à capacidade das companhias se adaptarem e inovarem digitalmente para oferecerem um diferencial estratégico. Ela não é mais uma opção, mas uma necessidade imediata para os negócios que buscam destaque em mercados cada vez mais competitivos. É possível dizer que a maturidade digital permite as empresas se tornarem mais eficientes, gerando até maior retorno financeiro a partir de seus investimentos em marketing, além de serem capazes responderem com mais rapidez às demandas do mercado.
Segundo o Índice Transformação Digital Brasil 2023, da PWC em parceria com a Fundação Dom Cabral, cinco em cada dez empresas estão se desenvolvendo tecnologicamente com foco nos clientes, ou seja, o processo de inovação transcende a ideia de automação das atividades do dia a dia. Ela assume um papel estratégico, com foco no longo prazo e objetivos abrangentes liderados pela alta administração.
De fato, muitos negócios entendem que a maturidade digital ainda é limitada à implementação de tecnologias de ponta, mas é preciso compreender que para escalarmos é necessário muito mais do que isso. Envolve processos de cultura organizacional e otimização de recursos, além de redobrar o cuidado com a proteção dos dados. No mais, o processo de aprendizado e evolução é contínuo, envolvendo desde a compreensão das necessidades e expectativas do público-alvo até a criação de estratégias personalizadas de marketing.
O sucesso está em grande parte na questão da personalização de produtos e serviços, impulsionada por análises avançadas e IA sendo crucial para a entrega de experiências únicas, capazes de cativar clientes desde o primeiro contato.
No setor de educação, por exemplo, investir em estratégias de marketing digital baseadas em dados se mostra cada vez mais produtivo e eficiente na atração e retenção de novos alunos. Em minha experiência com a captação nos cursos superiores, estive à frente de uma ação em parceria com o Google, que realizou estudos para compreender a tomada de decisão de estudantes na hora da escolha de faculdade. Isso nos possibilitou criar uma jornada de comunicação personalizada para cada potencial cliente, e identificar o perfil dos estudantes que escolhem nossas instituições de ensino, sendo estes, geralmente, atraídos por conteúdos de empregabilidade. Isso nos permitiu direcionar a comunicação de forma mais assertiva e resultou no aumento da taxa de aquisição de novos alunos.
Além do benefício da multiplicidade de canais de interação com clientes, desde redes sociais até plataformas desenvolvidas internamente e integradas de maneira eficiente, é possível proporcionar uma vivência omnichannel consistente, simplificando processos e criando oportunidades para a atração de novos interessados na sua marca com a ajuda da tecnologia.
É evidente que a maturidade digital é um imperativo estratégico, além de permitir um maior engajamento e fidelização dos diferentes públicos. Empresas que investem em tecnologia, inovação e na compreensão das necessidades e expectativas do público estão em vantagem competitiva, principalmente para prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado. A maturidade digital não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas um caminho de crescimento duradouro no cenário empresarial atual.
Leonardo Queiroz é sócio e vice-presidente de Crescimento na Cogna Educação