Medo ou respeito?
Por toda a minha vida, a dúvida entre medo ou respeito está presente e é nela que eu me inspiro, principalmente se levarmos em consideração o fato de que há mais de 20 anos meu trabalho é lidar com gente. E, parafraseando o cantor Marcelo D2: “Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho”. E meu filho, no caso é meu trabalho, que é pessoal, personalizado, feito de gente para gente.
Aprendi com o tempo que esse dilema é complexo e está relacionado a liderança, autoridade e relações interpessoais. Dessa maneira, liderar através do medo pode criar um ambiente de trabalho tenso e hostil. Os membros da equipe podem se sentir desmotivados, estressados e até mesmo desenvolver ressentimento. E esses são atributos que devem estar longe do meu ambiente de trabalho e também da vida pessoal.
Agora, quando é possível distribuir respeito, o resultado é um maior compromisso e engajamento, porque o respeito é construído através da confiança, empatia e comunicação eficaz.
Nos momentos em que tive medo, hesitei, nos momentos em que tive respeito venci com mais facilidade e com o tempo descobri que o ideal é encontrar o equilíbrio certo. Quanto maior o equilíbrio maior é a possibilidade de garantir que a tomada de decisão é respeitada e seguida.
Assim, a autoridade pode ser construída de maneira a inspirar respeito genuíno, em vez de medo. Uma abordagem mais orientada para o respeito muitas vezes promove a colaboração e o trabalho em equipe. Isso pode levar a soluções mais inovadoras e a um ambiente de trabalho mais positivo.
A experiência me mostrou que o medo pode gerar conformidade imediata, o respeito tende a construir relacionamentos mais sólidos e a motivar as pessoas de maneira mais duradoura.
O respeito pelas pessoas é fundamental em todas as áreas da vida, incluindo relações pessoais, profissionais e sociais. Entendi logo cedo que o respeito envolve entender e aceitar as diferenças entre as pessoas. A empatia desempenha um papel crucial, permitindo que você se coloque no lugar do outro e compreenda suas experiências e perspectivas. Inclusive, esse pensamento se refletiu em um rebranding que acabei de conduzir na empresa que fundei, nos colocando em um caminho de volta às origens.
Só assim é possível criar ambientes respeitosos que promovam a inclusão, onde as pessoas se sentem valorizadas independentemente de suas características individuais. Além disso, o respeito é essencial para uma comunicação eficaz. Quando as pessoas se tratam com respeito, estão mais propensas a ouvir atentamente, expressar suas ideias de maneira clara e resolver conflitos de forma construtiva.
Por isso meus amigos, enquanto minha opção for trabalhar com atendimento personalizado, acolhimento e foco nas atualizações, continuo SEM MEDO. SÓ RESPEITO mesmo.
Sueli Dias é CEO da TeleEventos