Muito longe do game over
A evolução dos jogos eletrônicos não dá sinais de game over. Do pioneiro Atari 2600, lançado em 1977, hoje arenas montadas pelas organizadoras dos principais torneios de eSports arrastam multidões ávidas por consagrar os seus times de League of Legends, Mobile Legends, Valorant, Free Fire, Call of Duty, Fortnite, Dota 2, CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive on Steam), Fifa e Rainbow Six, entre outros. A audiência se multiplica no ambiente online com transmissões feitas na Twitch e YouTube. A febre dos games é tão grande que despertou a atenção das marcas e também da mídia.
E essa quentura inspirou o especial desta semana preparado pela reportagem do
propmark. Para se ter uma ideia do quanto essa comunidade chama a atenção, somente a decisão do Mundial de LOL 2022, entre as equipes sul-coreanas T1 e DRX, somou 21,2 milhões de horas assistidas, com pico 5,15 milhões de espectadores, de acordo com o portal eSports Charts, especializado em dados do setor. O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) repete o recorde. Todos os fins de semana, cerca de um milhão de fãs acompanham a transmissão na Twitch, YouTube e no site LOL eSports.
Segundo a Riot Games, as últimas decisões registraram crescimento de 10% na audiência. “Tanto o torneio como organizações oferecem às marcas uma poderosa plataforma de criação e distribuição de conteúdo original”, afirma Carlos Antunes, líder de eSports da Riot Games Brasil. Ele acrescenta que os eSports vêm apresentando um perfil de crescimento constante no Brasil, não só em alcance e engajamento de fãs como de parceiros, desenvolvedoras de jogos, times e empresas organizadoras de torneios. A paixão combinada entre games e esportes abre caminho para incrementar ativações. Mastercard, Santander, Heineken e KitKat foram algumas das marcas que tiveram a chance de promover experiências para as dez mil pessoas presentes na final do CBLOL 2022.
Coca-Cola e Dolce Gusto aumentam a lista de parceiros da Riot Games. Licenciamentos, collabs de produção de conteúdo e eventos também proporcionam a criação de experiências inovadoras. Os patrocínios estão divididos entre os campeonatos de League of Legends (CBLOL e CBLOL Academy), além dos torneios inclusivos Ignis Cup e Ignis Academy.
Para Diego Martinez, general manager da Riot Games Brasil, a estratégia no trabalho em equipe e a criatividade são o que fazem a diferença nos rounds e o que torna o Valorant um jogo único e desafiador. Os influenciadores Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, o Casimiro; Alexandre Borba Chiqueta, o Gaules; Alan Ferreira, conhecido como Alanzoka; Rafael Lange Severino, o Cellbit; e Bruno Goes dos Santos, ou Nobru, estão entre os streamers que espalham a paixão dos jogos eletrônicos entre os brasileiros e atraem cada vez mais marcas interessadas em estreitar laços com a comunidade gamer e geração Z.
Todas as grandes marcas querem estar entre os gamers. Há quem diga inclusive que pode até ter “briga” para ver quem será a marca de água, do refrigerante ou do snack do gamer. A disputa é saber quem será lembrado quando o gamer estiver jogando.
Conteúdo adequado e pertinência na oferta de produtos guiam ações que já uniram Casas Bahia e Nobru, Kabum e o streamer Gaules, o energético G Fuel e o norte-americano Richard Blevins, o Ninja, um dos maiores streamers do mundo, além de Nissin e o streamer Pokimane, entre outras iniciativas. Isso só para citar alguns anunciantes que disputam a atenção dos gamers e dos fãs dos jogos eletrônicos. E não se trata apenas de jovens nessa legião. Há muito adultos e mulheres, que muitas vezes sofrem preconceito, diga-se de passagem, além de crianças.
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O caro leitor também encontra nesta edição matéria sobre a repaginada produtora Cine, dos sócios Raul Doria, Clóvis Mello e Cris Vida. Uma conexão para o mercado de publicidade e de entretenimento materializa o desejo de fazer parcerias com a empresa, que em fevereiro de 2024 completa 30 anos de atividades, com mais de três mil comerciais produzidos. De acordo com Doria, o rebranding propõe ampliação do conceito da Cine. A partir de agora, com 10 squads que têm o olhar autoral de cada diretor na gestão.
Frase: “Quem não anuncia se esconde”. (Autor desconhecido)
Armando Ferrentini é publicher do PROPMARK