Mulheres na liderança
Muito se fala sobre a representatividade feminina no mercado de trabalho. Como não poderia ser diferente, no mês do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o assunto volta à tona com mais força na publicidade.
Para homenagear a data, o propmark traz nesta edição o Especial Lideranças Femininas, com o perfil de 14 mulheres que se destacam no mercado de comunicação e são líderes em suas áreas de atuação.
Um dos maiores questionamentos é que, no caso das agências brasileiras, apesar de já representarem a maioria no quadro de colaboradores, com 57% de mulheres, apenas 24% delas ocupam a posição de CEOs, enquanto homens dominam o cargo, sendo 76%. Os dados são do último censo feito pelo Observatório de Diversidade na Propaganda.
Embora muito já tenha se discutido sobre a importância de se ter um ambiente mais diverso e inclusivo na propaganda, é sempre bom lembrar que para se ter eficácia na transmissão das mensagens publicitárias a uma população tão diversificada como a brasileira, as lideranças nas agências também devem ser diversificadas.
Selecionadas pela redação do jornal, as executivas ouvidas pela reportagem falam sobre a trajetória nas suas carreiras e o que fizeram para chegar a cargos de liderança em um mercado tão desafiador como a da comunicação.
O propmark também teve o cuidado de destacar mulheres diversas em cargos de liderança, apesar de ter encontrado poucas delas. Um reflexo do próprio mercado. A lista traz duas negras e uma indígena entre as homenageadas.
São elas: Samantha Almeida (diretora de marketing da TV Globo), Luana Ozemela (CSO e VP de impacto e sustentabilidade do iFood) e Michele Gonzaga (head de marketing, projetos e eventos do Terra).
Muitas das 14 entrevistadas chamam a atenção para o fato de que, enquanto a equidade não for uma prioridade estratégica e as empresas não adotarem mudanças efetivas, o segmento continuará com poucas mulheres em cargos de liderança.
As executivas também relatam que, muitas vezes, as mulheres não se sentem seguras em ocupar cargos C-levels, mas que os líderes homens raramente se mostram inseguros. Ou seja, é necessário ter mais confiança, sendo que a mentoria é apontada como uma das estratégias mais bem-sucedidas para auxiliar as profissionais nessa trajetória.
“Dificilmente vemos homens promovidos que acham – ou pelo menos mostram – que não estão preparados. Eles se mostram seguros. Mulheres precisam disso também”, declarou Gabriela Borges, presidente da Publicis Brasil.
O apoio de colegas conscientes sobre a importância de se ter rum ambiente diverso e inclusivo nas agências, veículos de comunicação e marcas também é visto como fundamental para esse avanço.
“Quando os homens se tornam aliados conscientes, o impacto vai além da equidade de gênero – fortalece a cultura organizacional e acelera a transformação para um ambiente verdadeiramente inclusivo e diverso”, pontuou Ana Luiza Santos, colíder da MullenLowe.
SXSW
A 39ª edição do South by Southwest, que ocorre entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, terá a cobertura in loco do propmark, com o patrocínio exclusivo da Hands Ag. O maior festival de inovação global é um dos eventos mais aguardados do ano pelo mercado e contará com agenda brasileira de destaque. Além de um compilado das tendências e conteúdo apresentados no SXSW na próxima versão impressa, o jornal também traz ampla cobertura propmark e redes sociais.
Frase: “Quando você discute com um imbecil, quem é o imbecil?”
(sabedoria popular).
Armando Ferrentini é publisher do propmark