Não é conjuntural... É estrutural!
As agências de propaganda, tal como conhecemos, chegam ao fim. Depois de seis décadas, e 30 anos de brilho intenso, 1980/2010, os anos de ouro da propaganda brasileira, dissolvem-se, desmembram-se, partem, evaporam.
Eram mais que competentes na compreensão e entendimento da conjuntura. Jamais se interessaram pela estrutura onde se sustentam todos os negócios. Com raríssimas exceções. Hélio Silveira da Mota e seu discípulo preferido, Julio Ribeiro.
Eram hábeis nas ações táticas, mas entediavam-se com uma reflexão estratégica.
Refletiam, como espelhos, sobre o passado com maestria, mas, absolutamente incapazes de refratarem, como prismas, diante de uma nova realidade.
Circunstancialmente, pelas mãos do destino, testemunhei todo o processo. E, minha empresa, a Madia e Associados, hoje MadiaMundoMarketing, assina a concepção, o planejamento, o posicionamento e a decolagem das principais agências dos anos de ouro da publicidade brasileira – 1980 a 2010.
Dentre os profissionais e empresários que nos confiaram a concepção, planejamento e estruturação de suas agências, Rino Ferrari, Alex Periscinoto, Julio Ribeiro, Washington Olivetto, Roberto Justus, Paulo Giovanni, Alexandre Gama, Marcello Serpa, José Luiz Madeira, Nizan Guanaes, Celso Loducca, Pedro Cabral, Christina Carvalho Pinto, Luiz Lara, Jaques Lewcowicz, Rodrigo Sá Menezes, Magy Imoberdorf, Tomás Lorente, Ana Serra, Carlos Domingos, Livio Rangan, Rose e Vanderley Saldiva, me desculpando a todos os demais que não registro por limitações de espaço, mas tão competentes e queridos como os citados. Mas, terminou, chegou ao fim, acabou.
Trabalhei na Almap da Avenida Paulista, no tempo onde as plataformas impressas – jornais e revistas –, brilhavam. Anúncios e mais anúncios, folhetos, folders, relatórios, aos borbotões. Naquela Almap existia um andar exclusivamente para paste-ups. Décadas depois, nenhum.
O mesmo destino reservado a centenas de profissionais que hoje fazem gestão e operação das redes sociais. Em poucos anos restará apenas um. Um e um botão, caso ocorra algum problema com comando de voz...
Assim, e agora, nascem e tomam posição as agências de marketing e branding. Nizan Guanaes, o mais pródigo e próspero dos filhos de Washington, com sua Nizan N.Ideias, antecipou-se, sinalizando o novo movimento.
E agora, acabamos de converter uma das mais tradicionais e festejadas agências do Brasil, a cinquentenária, Rino Propaganda, na Rino & Partners – Marketing & Branding.
O prestador de serviços que prevalecerá na SEKS – Sharing Economy & Knowledge Society. Onde o capital é o conhecimento, a capacidade de refratar e planejar em direção ao futuro, e a forma de organização é sharing, por parcerias, compartilhamentos.
Um dia, olhando para o futuro, em busca de uma luz, Gertrude Stein, personagem principal de Woody Allen em ‘Midnight in Paris’, disse: “Não existe lá mais ali...”.
A mesma sensação que temos hoje quando nos lembramos dos anos 1980/2010, os de ouro da publicidade brasileira.
E desembarcamos em Peter Ferdinand Drucker, “A melhor forma de planejar o futuro é cria-lo”.
E é o que todos nós temos de entender e fazer a partir de ontem... mesmo porque, e como nos ensinou Al Ries, “o que nos trouxe até aqui não nos levará mais a canto algum...”.
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br