NRF: varejo deve entender o processo constante de aprendizado

O retorno da vida a uma nova normalidade após o enfraquecimento da pandemia – que perdeu a força graças ao avanço da vacinação pelo mundo – reaqueceu uma série de setores, como é o caso do turismo. A demanda represada não envolve somente viagens para férias, mas também para trabalho, o que volta aquecer a vivacidade dos grandes eventos, que agora estão regressando ao universo físico.

Ao longo de 2022, foi possível observar o fervilhar de alguns encontros importantes para diversos setores, incluindo varejo e inovação. E para 2023, a expectativa é ainda maior. O ano começa com a NRF, o maior encontro do varejo mundial, que ocorre no mês de janeiro e reúne especialistas e representantes das gigantes do setor dos quatro cantos do mundo.

A Vimer Retail Experience, empresa de inteligência e criação para o varejo, fundada por mim em 2006, marcará presença de forma diferenciada. Desembarcando em Nova York alguns dias antes do início do evento, como parte do Programa XPedition promovido pela Brasil Varejo, guiaremos um grupo de profissionais do setor durante dois dias de tour de varejo, em uma verdadeira imersão prática nos principais temas que serão pauta das discussões durante a NRF. O trabalho envolverá a visita em diferentes modelos de lojas e experiências.

Busca pela inovação
A NRF traz novos insights, mas principalmente confirmações do que passamos o ano todo acompanhando em pesquisas e viagens para projetar tendências para o varejo em 2023.

Transitar por grandes eventos como a NRF, o SXSW, a Semana de Design de Milão e a Euroshop, nos ajuda a manter um olhar constante e atualizado para a inovação em toda a nossa cadeia de entrega, desde os nortes estratégicos que levamos  para as marcas, como para os diálogos que trabalhamos em ativações de ponto de venda, as jornadas que projetamos nas lojas e até os materiais e tecnologias que usamos nos projetos.

Entre os destaques de cases que acompanhamos ao redor do mundo, está o novo conceito da marca H&M recém inaugurado no Brooklyn, em Nova York, um bairro que vem crescendo devido ao potencial de conexão com a comunidade. Esta loja está focada em storytelling e comunidade,  exatamente o foco da Vimer com o roteiro de pesquisa na NRF 2023. O espaço é baseado em temas visuais que a marca está chamando de “capítulos” e edições de visual e merchandising que mudarão a cada quatro a 12 semanas. A primeira edição, baseada em sua campanha de férias Brasserie Hennes, apresenta uma configuração inspirada em um restaurante dentro da loja.

Na prática
Entre os vários exemplos de aplicação desses insights na elaboração e campanhas e na construção da experiência em espaços físicos, as marcas de moda Loungerie e Calvin Klein merecem destaque. Para a primeira, a Vimer desenvolveu recentemente uma campanha de PDV envolvendo a temática “fetiche noir”, que explora a sensualidade e o empoderamento feminino. É hora do varejo liderar conversas importantes e fazemos isso através de diálogos dentro da jornada de experiência do consumidor.

Já entre os projetos de labs, criamos para a Calvin Klein uma cabine de som com recursos tecnológicos, com o intuito de ressaltar a experiência dentro da loja.

Um dos segredos para os projetos está em não manter o olhar somente voltado para o varejo e olhar para outros setores para buscar inspiração. Muitas vezes, levamos uma solução para uma marca de moda que vem de um insight do segmento alimentício, por exemplo. Apostamos em paralelos para desenvolver novos conceitos, seguindo uma visão horizontal.

A partir do momento que, como marca, entendemos que estamos em processo constante de construção é mais fácil enxergar que o sucesso de longo prazo depende do investimento constante em aprendizado. O jogo do varejo é dinâmico, extremamente ativo e volátil. Se dá bem o jogador quem tem a humildade de entender que novos caminhos se fazem necessários. Que 2023 nos traga grandes aprendizados e inspirações!

Camila Salek é fundadora e diretora de inovação da Vimer Retail Experience