O 4º elo da cadeia de negócios

Na música de Tim Maia, só não valia dançar homem com homem, mulher com mulher. Agora vale. Em matéria na revista Exame publicada no dia 1º de junho de 2021 veio a confirmação: “Mercado Livre fecha parceria com o Grupo Pão de Açúcar... Passa a oferecer produtos do supermercado diretamente na plataforma de e-commerce...”. Tomate, alface, carne, também? Também, todos os produtos... mais adiante.

Pergunta que até hoje espera por uma resposta: comporta, existe margem para? Com o crescimento e a multiplicação dos marketplaces, praticamente todas as empresas – da indústria ao comércio – reconsiderando suas políticas. Talvez o exemplo mais emblemático, ou chocante, ou maluco, é o do Grupo Pão de Açúcar. Que já possui uma operação madura de comércio eletrônico há quase duas décadas e, no desespero e temendo perder mercado, celebrou parceria com o... Mercado Livre!  Assim, está criado o quarto elo da cadeia. A indústria, o atacado, os marketplaces e, agora, o autosserviço ou varejo dentro dos marketplaces...

De novo volta a pergunta. Com um mercado absurdamente competitivo, existe margem para tanto? Sábado, 29 de outubro de 2022, vou atrás de um mesmo produto nos “dois Pão de Açúcar”. No Pão de Açúcar do Pão de Açúcar, o Jack Daniels 1 litro está por R$ 159,99; no Pão de Açúcar do Mercado Livre, por R$ 129,99... Só o tempo dirá se existe margem para tantas piruetas, mas, muito provavelmente, e antes da metade desta década, todas essas políticas e decisões passarão obrigatoriamente por severas e, muitas vezes, radicais revisões.

Mas vamos à parceria. Agora Pão de Açúcar e Mercado Livre de mãos dadas. O acordo entre os dois players envolve aproximadamente 2.000 produtos. Meses antes, o Pão de Açúcar já fechara um acordo com Americanas, e, desde 2021, com o Mercado Livre. Em todas as compras a partir de R$ 79,90, não existe cobrança de frete. A ideia é que ¾ de todas as entregas aconteçam em no máximo 24 horas em 1,8 mil cidades. Absurdamente, o Pão de Açúcar segue cobrando o frete de seus leais clientes de mais de décadas nas compras realizadas em seu comércio eletrônico...

Segundo o jornal Valor, pela prestação dos serviços, o Mercado Livre cobrará do Pão de Açúcar uma taxa entre 10% a 15% do valor das compras. Volta a pergunta, existe margem para tanto? Mas o acordo é mais ambicioso. Até o fim de 2021, os cinco centros de distribuição do Mercado Livre passaram a armazenar os produtos do Pão de Açúcar e, ainda neste ano, o Extra também passa a fazer parte da parceria. Lembrando que, a partir do mês de maio de 2021, o Extra já vem vendendo através da Americanas. Nesse primeiro estágio das parcerias, estão excluídos congelados, legumes, frutas, verduras. Mais adiante, todos os produtos... Curto, direto e grosso: estamos mergulhando no caos!

Na dúvida, quase todos os players preferem arriscar pelo excesso do que lamentar-se mais adiante pelo medo ou timidez. Claro, mais que devidamente pressionados pelos acionistas. Em nosso entendimento, consultores da Madia, poucos serão os vencedores e muitos os derrotados e arrependidos. E, se consultados fôssemos, recomendaríamos um compromisso ainda maior com foco e especialização, e preservar-se forte e preparado por todas as possibilidades que naturalmente decorrerão de um festival de decisões precárias, açodadas, e sob forte pressão dos investidores.

No desespero e medo de perder o bonde reescreve-se a letra da música de Tim Maia. “Agora vale tudo, mesmo. Inclusive... “homem dançar com homem, e mulher dançar com mulher...”. Segue o baile!

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
famadia@madiamm.com.br