O impacto do craft

Uma das coisas mais complexas num negócio é encontrar seus pilares. As nuances de cada oportunidade nos confundem e ficamos sem saber exatamente o que nos aproxima do sucesso e então preferimos pensar que o negócio de produção depende de muitos fatores.

Em Landscape, o maior ecossistema de produção da América Latina, a gente resume as forças dos nossos labels em 4 pilares.

CREDENCIAIS

Como organizamos a imagem da marca e o entendimento do mercado sobre ela. Também contando com iniciativas físicas, mas com mais intensidade no digital e em Relações Públicas (PR), as credenciais de uma marca são fundamentais para o seu crescimento.

VENDAS

Uma pessoa ou departamento que se preocupa com exclusividade para Vendas garante que, enquanto uma grande produção está acontecendo, a próxima está sendo prospectada. Sem dedicação, o foco no desenvolvimento do projeto atual impede a busca de novas oportunidades, gerando o faturamento serrote: fatura num mês e fica 2 sem vendas relevantes.

PRODUTO

O Produto é o coração do negócio. É onde o craft e a condução do projeto deixam marcas relevantes para o relacionamento com agência e cliente. Um diretor com cuidado nos detalhes, criatividade em resolver problemas junto de um executivo com conhecimento profundo da produção e atenção com cada entrega são itens que trazem segurança e criam recorrência para a produtora e diretor.

OPERAÇÃO

Essa é a parte que é transparente para o mercado, mas fundamental para o negócio. Cuidados com estratégia financeira, tributária e legal irão dar longevidade ao negócio.

Mesmo respeitando os 4 pilares, indiscutivelmente o produto, na figura do diretor e executivo - e principalmente o craft - é o que muda o jogo e facilita todo o restante a performar. E por isso a busca constante em melhorar este item.

Garantindo o craft, as credenciais ficam mais bonitas e a venda fica mais fácil. Porém, na operação, o impacto nem sempre é positivo.

Projetos que buscam extrapolar o padrão de craft e elevar a régua, tendem a consumir mais recursos. Decisões criativas que surgem no meio do caminho são adicionadas ao projeto, reduzindo as margens da produtora. Equipes de alto nível exigem mais atenção e mais suporte, fazendo o resultado global do projeto, onde se olha tempo, dinheiro e risco, ser questionável.

Mesmo assim, quando se olha a opção de deixar o craft de lado e focar em performance, notamos que a complexidade de conseguir novas oportunidades estressa muito o negócio, reduzindo seu valor e deixando de atrair os principais talentos do mercado.

Portanto, sim. Craft.

Gustavo Gripe é fundador e CEO da Landscape