O live marketing voltou (mesmo)

Agora é possível dizer com todas as letras: o live marketing está de volta com fôlego renovado. Segmento do mercado de comunicação mais atingido pela pandemia da Covid-19 com a paralisação dos eventos, o setor retomou os negócios neste ano de forma consistente. Afinal, as ações presenciais estão em alta, as pessoas estão valorizando experiências imersivas como nunca.

Os números comprovam o que se viu em shows e festivais, como The Town e Tomorrowland, por exemplo, que tiveram seus ingressos rapidamente esgotados, com o público comparecendo em peso. Mas não é só isso: datas promocionais como Black Friday e Natal, as mais importantes para o varejo, prometem aquecer ainda mais o fim do ano.

A Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) registrou no último mês de agosto um aumento de 100% de feiras em relação ao mesmo período de 2022. O Barômetro Eventos B2B aponta um total de 140 eventos realizados na cidade de São Paulo em agosto, sendo 35 do segmento de feiras, número recorde desde o início de 2023.

O salto contribui para a concretização das expectativas apresentadas pela entidade, que preveem, até o fim do ano, cerca de 1.500 eventos B2B de grande porte, movimentando R$ 14 bilhões na economia da cidade. A Ubrafe confirma a realização de 815 eventos nos primeiros oito meses de 2023, com cerca de 4 milhões de visitantes.

“Nossas expectativas econômicas para o segundo semestre de 2023 na cidade de São Paulo, com base nas projeções do Barômetro e a movimentação observada, são de um impacto econômico de, no mínimo, R$ 7 bilhões, prevendo, em média, 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados nesses eventos e feiras B2B”, pontua o diretor-executivo da Ubrafe, Paulo Octávio Pereira de Almeida.
O Especial Live Marketing nesta edição do propmark mostra como as principais agências do mercado estão se movimentando. A Hands, por exemplo, do CEO Marcelo Lenhard, está completando 21 anos e adotou o posicionamento mercadológico “The emotion drive agency”. O objetivo é explorar na era protagonizada pelos dados um lado mais emotivo nas relações, nas campanhas, nos projetos e nas equipes.

“Construímos experiências em um ambiente omnichannel. A experiência é a nossa mídia. Emoção provoca as pessoas. Quanto mais uma ação mexer com as emoções, mais conexão entre marcas e pessoas ela vai provocar”, explica Lenhard.

Já a agência Todos, responsável por projetos do Itaú no Rock in Rio, Rede, Magalu e Movida, está focada na pauta ESG e DEI. Foi a primeira agência de live marketing da América Latina a receber a certificação Sistema B, que reconhece ações de impacto positivo.

Palmas para a Galeria
A nova campanha do Itaú para o produto Uniclass é digna de nota. Da escolha do apresentador Marcos Mion, passando pela brilhante ideia de o mesmo ir ao encontro do seu ídolo Sylvester Stallone, revivendo a cena antológica da escadaria de Filadélfia nos filmes da franquia “Rocky”, até o frescor das cores para a repaginação do Uniclass, especialmente o novo tom de azul em substituição ao tradicional laranja e azul mais escuro do Itaú. Acertaram na mosca para um produto de suma importância por ser voltado à classe média, que é a faixa mais abrangente de clientes de bancos como o Itaú. Keep going, Galeria.

Frase: “Eu me lembro que o capitalismo estava historicamente condenado e que ia acabar“ (Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles, no livreto “Memorando”, da Cia. das Letras, 2019).

Armando Ferrentini é publisher do propmark