Desde o advento da internet, os hábitos de consumo vêm mudando de forma considerável e, por isso, fazer investimentos em marketing digital é inevitável e cada vez mais necessário para os negócios de todos os segmentos e tamanhos. Especialmente em meio à crise, quando muitas empresas só conseguiram sobreviver porque migraram para o e-commerce, digitalizar os negócios é uma tendência mundial, que veio para ficar.

No Brasil não é diferente: segundo o relatório Webshoppers, da Ebit|Nielsen, em 2020 o país teve 17,9 milhões de consumidores digitais a mais em relação ao ano anterior. Isso significa um crescimento de 23% no número de pessoas que passaram a comprar pela internet. Outro dado interessante, ainda segundo a pesquisa é que o e-commerce atingiu a marca histórica de mais de R$87 bilhões em vendas no primeiro ano de pandemia. Ou seja, não é mais possível ignorar o poder do universo on-line.

A tendência é que o crescimento do e-commerce continue acelerado, já que o digital tem um potencial gigantesco. E o fato é que, quem não se faz presente na internet, acaba perdendo muitas oportunidades. Hoje em dia, as pessoas compram de tudo pela rede e mesmo os pequenos negócios, se fizerem a propaganda certa, conseguem vender para qualquer parte do mundo. Nesse sentido, não há mais barreiras físicas.

Além disso, a praticidade de poder fazer uma comparação rápida de preços e ainda receber as compras na porta de casa são diferenciais que ganham cada vez mais força entre os consumidores. Ter um perfil ativo, portanto, ajuda a atrair novos contatos, que no futuro poderão representar vendas fechadas. Afinal, é preciso investir onde o cliente está e, atualmente, é na internet que ele passa boa parte do tempo e é nela também que ele faz as primeiras buscas sobre os produtos e serviços que necessita.

Porém, as empresas precisam entender que apenas estar presente na internet não é o suficiente. As empresas precisam estar navegando no digital durante todo o processo e acompanhar a jornada do consumidor de perto. Esse consumidor segue as etapas do seu processo decisório, desde identificar a sua dor/necessidade, entender como pode resolvê-la, analisar as soluções, e aí sim escolher a melhor opção. Se a empresa não estiver presente durante todo esse processo, quando o consumidor chegar no momento de análise, escolha e decisão, a probabilidade de que escolherá um concorrente é muito grande.

O marketing digital é investimento e não deve ser tratado como um hobby, não pode ser feito de qualquer maneira. Para ter resultados consistentes, é preciso fazer os investimentos adequados porque o mercado on-line é extremamente competitivo. Caso contrário, as companhias estarão desperdiçando dinheiro e principalmente boas oportunidades de negócios.

Quando falamos em investimentos em mídia digital para gerar resultados, em primeiro lugar, quem quer vender pela internet tem que saber onde quer chegar. Depois, precisa planejar e projetar o que pretende alcançar antes de trilhar o caminho. Atualmente, existem diversas ferramentas eficazes que permitem uma análise criteriosa e isso facilita ir direto ao ponto. Resultados positivos no marketing digital vêm de estratégia, direcionamento, mensuração de resultados e aplicação de critérios de avaliação. Se bem feito, portanto, o marketing digital pode levar as empresas exatamente onde elas querem ir: o cliente.

Caio Cunha é presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board