O novo paradoxo do digital: quanto mais privado mais transparente

Nada trouxe mais paradoxos do que a vida digital. Os celulares chegaram para otimizar nosso tempo com multifunções e acabamos por perder muito mais tempo com eles no nosso dia a dia. Nos conectamos com tudo e com todos, e muitas vezes nos sentimos desconectados da realidade. Quanto mais presente o digital está em nossas vidas, mais invisível ele se torna para nós.

Nosso mercado digital também produz seus paradoxos: a cada nova tecnologia que nos traz mais facilidade e eficiência para as campanhas, uma nova camada de complexidade é adicionada também.

Assim, dentro de toda a complexidade que vivemos no nosso dia a dia na publicidade digital, surge um novo paradoxo no mercado: encontramos mais transparência em espaços privados do que nos espaços abertos, e o melhor exemplo desse paradoxo são os MarketPlace Privados, os Private MarketPlace (PMP), que oferecem mais visibilidade para quem compra e mais segurança para os publishers que estão vendendo seu inventário.

Os MarketPlaces Abertos possuem o seu valor por permitirem que compradores e vendedores se unam para comercializar os anúncios. Porém os publishers perdem o controle dos anúncios que são veiculados em seus sites, enquanto os anunciantes não possuem toda a visibilidade do inventário que estão comprando.

A publicidade comercializada via PMP usa algoritmos programáticos, mas restringe o acesso apenas para um determinado grupo de anunciantes qualificados, permitindo o acesso ao inventário premium, valorizando o anúncio e criando um ambiente mais seguro e relevante para as marcas.

O gerenciamento das campanhas em PMP são mais fáceis e contam com recursos de segmentação, outra funcionalidade muito importante com o fim dos cookies third-party, havendo controle total sobre o público-alvo e a segmentação semântica. Os anunciantes também sabem exatamente o que estão comprando de acordo com os KPIs que eles determinam. E os publishers conseguem um CPM mais rentável dentro das PMP porque os anunciantes competem por um inventário de maior qualidade.

As PMPs escancaram esse paradoxo ao oferecerem aos anunciantes um espaço muito mais transparente dentro de uma operação privada, mas que traz segurança, eficiência e retorno para as campanhas digitais construindo uma verdadeira cadeia de valor para todo o ecossistema programático.

Lara Krumholz é EVP da Equativ na América Latina