Os 3 “R”s do Marketing: a base para impulsionar vendas no varejo
Com a evolução constante das mídias sociais e a facilidade de acesso à informação, a competição está cada vez mais acirrada e, portanto, as empresas precisam se destacar para serem notadas. As marcas têm de estar mais presentes para serem relevantes para seus stakeholders.
E, nesse cenário, engajar o público interno é imperativo. Para impulsionar ainda mais os resultados das vendas no varejo, as soluções de incentivo vêm se transformando e é necessário falar a língua do “vendedor”, estar presente nos momentos e nos formatos ideais, além de oferecer premiações capazes de conquistá-lo.
Ter no plano de marketing uma estratégia para desenhar campanhas de relacionamento e incentivo com vendedores do varejo trará resultados surpreendentes certamente. E os pilares focados em 3 R’s - Relevância, Recorrência e Reconhecimento - desempenham um papel importante na construção de ações eficazes e engajadoras.
Relevância, sem dúvida, é a base para qualquer estratégia de sucesso. Consiste em entender as necessidades e desejos do público-alvo para criar uma mensagem que seja direcionada e personalizada. Sem essa compreensão, as campanhas correm o risco de passar despercebidas ou até mesmo serem rejeitadas pelo target.
Já a Recorrência tem a ver com a constância das comunicações. Manter os participantes sempre informados sobre tudo o que acontece na campanha, na marca e nas oportunidades promove o interesse e aumenta o engajamento desse público. A recorrência também pode ser alcançada por meio de novos desafios e oportunidades que incentivem a participação contínua.
O pilar do Reconhecimento revela a importância de reconhecer e premiar os vendedores que se destacam nas campanhas, demostrando que seu esforço é valorizado e incentivado. Essa atitude cria uma cultura de reconhecimento que ajuda a manter os participantes motivados e engajados ao longo do tempo.
Mas além dos 3 “R”s das Vendas, outras estratégias se destacam em campanhas de incentivo e programas de relacionamento. Um exemplo é a Gamificação, que usa técnicas de jogos para envolver e motivar os participantes. Tem ainda a criação de comunidades em torno das campanhas, onde os participantes possam se conectar e compartilhar experiências. Cada uma traz estratégias e benefícios diferentes e, se utilizadas em conjunto, em um plano de marketing consistente, alavancam as vendas e impulsionam os ponteiros de resultados de qualquer segmento do mercado.
A verdade é que a capacidade de entregar experiências diferenciadas e personalizadas em toda a jornada de consumo é uma questão de sobrevivência para as empresas. E vale lembrar que ações de marketing de incentivo não se resumem necessariamente a planejamentos caros e verbas milionárias.
Em suma, é sobre incentivar esse público a vestir a camisa da empresa, dando benefícios e reconhecendo quem fizer isso.
Teo Leme é CEO da Yby Martech