O mundo está assistindo a um aumento da aplicação de Inteligência Artificial em suas empresas e negócios. Estão ocorrendo duas grandes mudanças em nossas vidas, que costumo chamar de revolução ao quadrado. Uma onda potencializa a outra e, quando elas se somam, acabam virando um tsunami. Mudanças na comunicação e tecnologia que quando somadas, provocam uma transformação radical na forma como as pessoas se relacionam e convivem hoje em dia, impactando, também, em suas conexões com as marcas.

A primeira onda é a mudança no comportamento em relação à forma de se comunicar. Cada um de nós fala com muito mais pessoas do que anteriormente e as redes de contato se multiplicaram com o advento dos aplicativos de mensagens. Deixamos de nos comunicar por ligação telefônica e até mesmo o e-mail vem sendo deixado de lado. Houve uma convergência entre esses dois meios de comunicação para a forma de mensagens: é um misto da comunicação instantânea e daquela em que as pessoas se correspondem quando possuem mais tempo, a chamada assincronicidade. É um dinamismo inovador.

Esse movimento começou a tomar corpo com o crescente uso dos aplicativos de mensagens, principalmente a partir de 2014. Foi o ano em que o visionário Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp e disse ter percebido que as pessoas o usavam mais do que as redes sociais. Em fevereiro de 2020, o WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

No Brasil, o WhatsApp foi o aplicativo mais utilizado em 2019, segundo a empresa de monitoramento AppAnnie. Uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box apontou que, em abril de 2020, 99% dos clientes de telefonia celular usava o WhatsApp e 93% o faziam todos os dias. Atualmente, a primeira coisa que uma pessoa faz quando acorda, e a última antes de dormir, é olhar suas mensagens. Já faz parte dessa mudança de comportamento que veio veloz e impactou muito a forma como as pessoas se comunicam.

A outra onda é a da tecnologia, que veio junto com essa mudança de comportamento. Embora a Inteligência Artificial exista há muito tempo e já seja usada em vários produtos e serviços que já consumimos, a IA ganhou evidência a partir do momento em que a Internet ficou mais disponível. Com a adoção em massa, a quantidade de informação que geramos na rede cresceu de forma exponencial. Quando se fala em Inteligência Artificial, muita gente acha que é coisa do futuro, no entanto, já temos muito dela em nosso dia a dia.

Uma ferramenta que utilizamos frequentemente e que viu avanços consideráveis por conta da IA foram os tradutores de idiomas. Hoje, os modelos de tradução baseados em Inteligência Artificial utilizam uma enorme quantidade de dados para atingir resultados mais precisos que os alcançados por pessoas especializadas. 

Outra área em que a Inteligência Artificial é muito bem-vinda é na recomendação de produtos e serviços. A Netflix, por exemplo, consegue recomendar os melhores conteúdos para cada pessoa, utilizando milhares de dados sobre o comportamento e a avaliação feita por usuários que possuem preferências semelhantes. 

A empresa cria modelos de previsão e leva isso tão a sério que começou a produzir filmes baseados nesses interesses. Recentemente, foram lançados filmes em que o telespectador escolhe os caminhos para onde o personagem deve ir e, com isso, a história vai tomando rumos diferentes. É legal do ponto de vista do usuário porque ele acha que está interferindo na trama, que tem vários finais. Para a organização, é uma informação importante porque o espectador conta o que gostaria de ver em um filme e ela usará isso para produzir e recomendar novos conteúdos no futuro.

Outra companhia que utiliza muito bem a Inteligência Artificial é o Facebook. O Facebook se beneficia de uma grande quantidade de imagens que tem em seu banco de dados para identificar pessoas com precisão em fotografias. É uma inteligência capaz de reconhecer pessoas melhor do que o ser humano. Hoje, é mais provável uma máquina identificar corretamente uma pessoa de 60 anos em uma fotografia de 40 anos atrás, do que uma pessoa conseguir fazer essa associação.

Essas e outras aplicações de Inteligência Artificial que no passado pareciam ficção científica, são a nossa realidade, também, no mundo corporativo. O relatório da The Global AI Agenda: Latin America, da MIT Technology Review Insights, aponta que 79% das grandes empresas latino-americanas já estão usando esse tipo de Inteligência e os CEOs afirmam que as áreas de maior crescimento no uso dos robôs serão vendas, marketing, logística e cadeia de suprimentos.

Quando as mudanças no comportamento das pessoas ao se comunicarem (causadas pela adoção dos aplicativos de mensagens) são somadas às evoluções da tecnologia (principalmente pelo uso da Inteligência Artificial), podemos prever uma grande revolução. E a oportunidade nesse cenário para as empresas é nítida: adotar um canal de comunicação digital por mensagens enquanto se aplica modelos de Inteligência Artificial sobre esses conteúdos, proporcionará possibilidades únicas de redução de custos, aliada à clara melhoria na experiência dos consumidores.

Os benefícios dessas aplicações na vida das pessoas serão incrementados justamente em função da revolução ao quadrado que citei no início deste artigo. Comunicação e tecnologia ainda irão nos surpreender muito ao incorporar cada vez mais a Inteligência Artificial em nossas vidas. 

Sérgio Passos é co-fundador e diretor de tecnologia da Take. Graduado em Ciência da Computação pela UFMG, onde também fez pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações, e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia e Marketing pela PUC Minas.