A busca pelo próximo nível nos negócios tornou a transformação digital um imperativo para as empresas. No mundo cada vez mais digitalizado, já não se pode adiar o início desse processo. A tecnologia evoluiu, o consumo aumentou e as relações mudaram, assim como as formas de negociar. Neste novo cenário, podemos dizer, sem receio: empresas que não se transformarem digitalmente se tornarão obsoletas. O caminho para esta jornada deve considerar três conceitos importantes e interligados: capacidade de mudança, evolução tecnológica e integração. Entender a força desses fatores permite criar um propulsor para uma transformação coerente, precisa e permanente. O primeiro passo é tornar a inovação um valor primordial. As mudanças no ambiente corporativo somente são possíveis graças a líderes que enxergam na inovação o ponto de partida para impulsionar equipes e resultados. É com um pensamento arrojado que eles conseguem mudar hábitos enraizados que, muitas vezes, impedem mudanças positivas.

A partir de ideias fora do usual, as lideranças tomam decisões além dos limites do costumeiro, resultando em algo revolucionário. Equipes inspiradas nesse modelo são estimuladas a criarem diferentes formas de trabalhos, serviços e produtos, chegando a frutos não imaginados antes. No processo de transformação digital, tecnologia e inovação andam de mãos dadas. A evolução tecnológica já chegou ao mercado, com soluções de ponta disponíveis para atender às mais diversas demandas das empresas. Seja para desafios de conectividade do agronegócio com soluções de IoT e satélite; indústrias com Cloud Computing e Inteligência Artificial; ou bancos e outras corporações com segurança cibernética e plataformas Omnichannel, a tecnologia evoluiu e tornou possível enfrentar barreiras antes inconcebíveis de ultrapassar. Mesmo com tantas soluções, elas somente fazem sentido com um planejamento que aborde as especificidades e objetivos de cada negócio. A implementação mais adequada às diversas áreas da corporação, com diferentes necessidades e expectativas, só é possível com a ajuda de um parceiro integrador com visão estratégica sobre a companhia.

O integrador consegue fazer um diagnóstico preciso sobre o que as empresas necessitam para se transformarem digitalmente. A partir dessa análise, ele define em conjunto com as companhias quais soluções levarão os resultados desejados, ao aprimorar operações e redefinir a excelência dos processos. Em tempos de desenvolvimento de ecossistemas digitais, as empresas devem estar conectadas com integradores que unam forças, estabeleçam metas e busquem formas de agregar os melhores ativos para a criação de um ambiente tecnológico favorável ao alcance de resultados positivos. A criação desse ecossistema colaborativo leva benefícios para todas as pontas.

O caminho para a transformação digital deve ser definido seguindo os princípios e finalidades da sociedade 4.0 e de cada empresa. Aliar lideranças focadas em inovação com equipes capazes de implementar mudanças e integradores de soluções especializados é o caminho definitivo para efetuar a transformação digital dos negócios. Sairão vitoriosas desse processo companhias que enxergarem na tecnologia e na mudança de hábitos – aliadas a parceiros especializados – a saída para inovar, gerar mais valor e lucrar. Não há mais motivos ou possibilidade de ficar fora deste novo mundo digital!

Marcello Miguel é diretor-executivo de marketing e negócios da Embratel
marcello.miguel@embratel.com.br