Os desafios do marketing digital em 2023
Às vésperas de um Carnaval, fazendo de conta que nada acontece no mundo dos negócios, com uma Americanas ruindo...Ainda estamos num período de turbulência econômica e incertezas, aqui no País e no mundo, por enquanto, quando o FMI prevê desaceleração da economia mundial e a previsão. Por aqui, da taxa de inflação para este ano deve chegar aos 5,02%, segundo o Boletim Focus. E, acredito que todos os segmentos do mercado serão atingidos, inclusive o de marketing digital. Por isso, temos muitos desafios a serem superados para sobrevivermos a esta agitação.
A começar, pelo aumento da competição online; mudanças constantes nos algoritmos de mecanismos de busca; aumento dos custos de anúncios online; mudanças na privacidade e no uso de dados; crescente necessidade de conteúdo personalizado e autêntico; aumento da importância da experiência do usuário e da otimização da conversão; necessidade de acompanhar as tendências emergentes, como a inteligência artificial e a realidade aumentada.
Como todos sabemos, mesmo em momentos complicados, o que faz a diferença é a capacidade de encontrarmos oportunidades seja qual for o cenário. Portanto, temos algumas sugestões de estratégias que podem e devem ser adotadas, tais como: otimizar o site para mecanismos de busca, isso inclui a criação de conteúdo relevante e otimizado para palavras-chave, bem como o da velocidade do site e da experiência do usuário.
Investir ainda mais em estratégias de SEO orgânico, com a inclusão da criação de conteúdo de qualidade e a construção de backlinks para aumentar a autoridade do seu site.
Aumentar a demanda por conteúdo personalizado e autêntico: isso significa a criação de conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo e que seja único e autêntico.
Ampliar o uso de inteligência artificial e automação: faça o uso de chatbots para melhorar a experiência do usuário, ou utilize de algoritmos de aprendizado de máquina para otimizar campanhas publicitárias.
Acompanhar as tendências emergentes: ficar atento às novidades em termos de inovações no marketing digital e se adaptar a elas.
Analisar e ajustar constantemente suas estratégias: acompanhar os resultados das suas campanhas e fazer ajustes para maximizar o ROI.
Utilizar o marketing de influência: trabalhar com nanos, micros e macros influenciadores para promover sua marca e alcançar um público-alvo mais amplo.
Investir em marketing de conteúdo: a criação de conteúdo educativo e informativo com o objetivo de atrair e educar seu público-alvo.
Além disso, testar, testar e testar. O mundo não é mais como foi antes e se apegar a antigas certezas e fórmulas de sucesso podem fazer toda a diferença em manter-se vivo e evoluindo nos dias de hoje.
Alexandre Baptista é CEO da Immakers Ads