Parceria de resultados e confiança
A evolução do relacionamento entre anunciantes e agências para um modelo baseado em confiança e performance não é mais uma aspiração, é uma necessidade estratégica.
Na ABA, estamos liderando essa transformação com ferramentas concretas que traduzem princípios em prática.
Uma pesquisa global, realizada pela WFA e pela MediaSense em 2023, com mais de 80 grandes anunciantes globais, apontou que apenas 27% deles acreditavam que seus modelos atuais de remuneração estão preparados para o futuro, enquanto 75% planejavam revisá-los nos próximos três anos, ou seja, até 2026.
O resultado deixa claro que os modelos de remuneração precisam ser revistos. Ao mesmo tempo, sabemos que este é um tema delicado de ser abordado.
Com o intuito de compartilhar com os anunciantes brasileiros os principais aprendizados e insights que essa pesquisa da WFA gerou, lançamos no último dia 30 de outubro, na Reunião Anual do Conselho Superior, o ‘Guia ABA sobre o futuro da remuneração das agências’.
O documento traz uma adaptação desse conteúdo – feita pelos Comitês de Mídia e de Sourcing da ABA – visando a apoiar os anunciantes com reflexões que os ajudem a redesenhar, com suas agências, modelos de remuneração mais equilibrados, colaborativos, flexíveis e transparentes.
Esse é o 44º guia de boas práticas da ABA.
E de forma complementar a esse documento e a todo o escopo de boas práticas no uso da IA no marketing que a ABA vem trazendo ao mercado, lançamos o ‘Checklist de boas práticas para a contratação de agências de publicidade e uso de inteligência artificial’.
Desenvolvido pelo GT Inteligência Artificial da ABA, em parceria pro-bono com o VLK Advogados, ele orienta os anunciantes quanto a questões específicas sobre o uso da IA pelas agências, que precisam fazer parte dos seus contratos, como Propriedade Intelectual, Proteção de Dados, Segurança da Informação, Uso Ético e Responsável, além de due diligence sobre ferramentas utilizadas e processos de auditoria.
Essas medidas são fundamentais para alinhar inovação, segurança jurídica e reputação da marca.
No modelo de Checklist, a publicação ajudará os anunciantes a implementarem essas mudanças de forma prática.
Esses dois materiais – disponíveis no site da ABA – visam a fortalecer parcerias de longo prazo baseadas em ética, confiança mútua e transparência, impulsionando o desempenho conjunto de marcas e agências.
Ao disponibilizar essas ferramentas, a ABA reafirma seu compromisso histórico em fomentar relações mais transparentes, éticas e colaborativas entre anunciantes e agências.
Mais do que documentos, o Guia e o Checklist representam um convite ao diálogo estruturado e à adoção de práticas que equilibrem inovação, responsabilidade e performance.
Seguimos, assim, não apenas respondendo às demandas do presente, mas construindo as bases de um ecossistema de marketing mais forte, justo e preparado para o futuro.
Sandra Martinelli é CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA