No ar, as Dark Kitchens! No início, os aplicativos de entregas de comida trabalhavam com os restaurantes existentes. E assim passaram-se os primeiros anos, os anos de implantação do sistema ou da nova cadeia de valor. Os preços cobrados pelos restaurantes já existentes incluíam todos os custos, impostos, aluguel, marca, decoração, aparelhagem, enfim, tudo o que caracteriza um restaurante de verdade. Portanto, mesmo comendo-se em casa e a distância, no preço do prato estava tudo incluído. E ainda era necessário agregar-se o custo da empresa de delivery. Ou seja, em relação aos preços praticados, os entregues em casa, custavam entre 8% a 12%, até 20% a mais. Assim, só pediam comida em casa as pessoas que tinham dinheiro e poderiam comer nos restaurantes, mas, por preguiça ou falta de tempo, preferiam pedir pelo smartphone. Queriam maratonar na Netflix e não tinham tempo para perder. Se todos se conformassem com isso, tudo estaria acomodado e nada mais aconteceria. Mas as novas empresas de entrega, turbinadas com o capital de investidores, precisavam escalar.

Aditivadas pela inteligência artificial sabiam, mais do que os donos dos restaurantes, quais eram os clientes e o que queriam. E que para continuar crescendo na velocidade desejada pelos investidores precisavam ser acessíveis às classes C e D. E se continuassem entregando comida de restaurantes, com todos os custos incluídos, sem chances. Solução, as Dark Kitchens. Cozinhas que ninguém tem a mais pálida ideia onde é, de quem é, que funcionam exclusivamente para o delivery, eliminam infinitos custos, e têm condição de praticar preços menores e acessíveis às classes C e D. Ou seja, antigos donos de restaurantes, e novos donos de restaurantes, estão multiplicando a quantidade de Dark Kitchens e passam a trabalhar para os aplicativos. Uma espécie de escravos dos tempos modernos, Digital Slaves. Inclusive com direito a música composta e cantada pelo Bayside Kings. Lembram, “Alienated, you choose to live in a world that was built to entertain you and distance you from what’s real…”. Daniele Madureira, do jornal Valor, foi atrás e escreveu, no título de sua matéria: Aplicativos de entrega dão as ordens na cozinha. Daniele descreve o que encontrou: “Se depender dos grandes aplicativos de entrega de comida o tradicional convite ‘visite a nossa cozinha’, exposto em boa parte dos restaurantes… fim!” E conclui, “empresas como iFood, Rappi e Uber Eats estão investindo nas chamadas Dark Kitchens que só funcionam para atender às demandas dos serviços de delivery…”. Nas chamadas Dark Kitchens, é como se os chefes cozinhassem de olhos vendados. Não têm a mais pálida ideia de quem compra e come a comida. O seu horizonte termina no motoboy que retira e faz a entrega. Fim. Uma perna só. Silêncio.

Segundo Daniele, o roteiro é o seguinte: “Os aplicativos usam os imensos bancos de dados que possuem para identificar a demanda por um determinado tipo de refeição em um bairro ou vizinhança da cidade. De posse dessa informação, buscam um dos restaurantes que já usam a plataforma para a entrega e orientam na escolha de um ponto para a montagem de mais uma Dark Kitchens. O investimento fica por conta do restaurante, que fecha um contrato de exclusividade com o aplicativo. A cozinha trabalha de portas fechadas e apenas para atender os clientes do aplicativo. Como se fosse a cozinha de uma casa. E recebe toda a orientação do aplicativo, inclusive passa a trabalhar com uma marca específica do aplicativo criada para esse serviço. Todos os aplicativos escondem o número das tais Dark Kitchens. Mas o Uber Eats abriu para Daniele uma pequena pista: “Nos 36 países onde encontra-se presente são mais de 5,5 mil DKs… É isso amigos. Evolução? Involução? Por enquanto é o que temos. E ainda tudo isso condimentado em nosso país pela crise econômica nossa, conjuntural e agora pandemia. Acredito, no entanto, que um pouco mais adiante, quando a situação econômica melhorar, voltaremos a nos emocionar com as alegrias e felicidades de comermos num bom restaurante, ao lado de muitas e outras pessoas, contando com os serviços de maîtres e garçons, e a comida saindo direto da cozinha para nossas mesas, sem a necessidade de garupas de motos e temperos de fumaça e gasolina. DKs então… Como dizem as crianças, ekkkkaaaaa!!!, em todos os sentidos.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing (famadia@madiamm.com.br)