Estranho dizer que há quase uma década chegavam às lojas de eletrônicos do Brasil as TVs Conectadas. Eram os primeiros sinais da experiência Omnichannel, e parece que já faz um século, levando em consideração a grande penetração e alcance do device no cotidiano das pessoas. A novidade da época trazia uma nova possibilidade ao espectador: conteúdo personalizado, que atualmente as empresas investem cada vez mais, para oferecer ao público um serviço menos genérico.

No Brasil, esse mercado mais que dobrou em dois anos, segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2020, que apontou crescimento da quantidade de pessoas que utilizam a TV para acessar a internet. Esse aumento também é associado à popularidade de plataformas de streaming, pois a pesquisa revelou que assistir vídeos é a terceira principal finalidade do uso da rede no país. Segundo dados da consultoria Nielsen, ao final de 2020 houve um aumento de 61% no consumo de plataformas de streaming no período de isolamento global. 

Porém, precisamos fazer um adendo aqui – e levar em consideração a grande porção da população que não tem acesso a internet de qualidade e nem poder aquisitivo para a compra de uma smart TV.

Dessa forma, a experiência com a TV vira símbolo de entrega personalizada de conteúdo, criando um novo comportamento e novos hábitos de consumo. Não à toa, o mercado publicitário observa o crescimento dessa indústria desde seu surgimento pelo seu poder de ressignificar o papel dos meios tradicionais de comunicação. A oferta implica em desafios, trazer a inovação também para a forma com que as propagandas impactam de forma positiva esse público.

A publicidade desenvolvida para CTV tende a evoluir ainda mais. É um tipo de mídia que possibilita grande acesso à audiência, e tem potencial para se tornar protagonista nas residências, levando em consideração o desligamento da transmissão de sinal analógico em todo o país. Outra característica é o aúdio sempre ativo, diferente de ambientes online. Sem falar na qualidade de imagem e áudio, que permitem criar experiências inovadoras. Esses fatores contribuem para a alta taxa de conversão de anúncios nessa plataforma.

As TVs Conectadas apresentam também outros benefícios como mais visibilidade e share of voice, resultados quantificáveis com métricas digitais e offline em tempo real, audiências premium, 100% de Brand Safety e entrega feita em conteúdo premium com total transparência.

As mudanças nos hábitos de consumo da população e a digitalização foram aceleradas pela pandemia, com isso novas tendências já são o novo normal.  Os profissionais de marketing têm o desafio de encontrar estratégias para diferentes plataformas. E nós como parceiros, precisamos apresentar as ferramentas que se encaixem às novas realidades dos consumidores, que abrem espaço para outras oportunidades. Podemos ter como soluções direcionamento contextual, reconhecimento automático de áudio, machine learning e Inteligência Artificial com análise semântica dos conteúdos para oferecer uma campanha personalizada mais bem direcionada e criar uma conexão genuína com o público.

Valérie Behr é country manager da Dynadmic para o Brasil e Head Sales LATAM